Brasil,

Previdência privada é opção para quem quer garantir uma aposentadoria mais tranquila

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Previdência privada é opção para quem quer garantir uma aposentadoria mais tranquila

Ao contrário da previdência social atrelada ao INSS e ao Governo Federal, a previdência privada permite que o investidor escolha qual será o valor da contribuição

De acordo com uma pesquisa feita pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), em parceria com o Datafolha, 64% dos 2.023 brasileiros entrevistados não sabem qual é o valor que receberão do Instituto Nacional de Seguridade social (INSS). Além disso, apenas três em cada dez deles afirmam que pretendem viver do dinheiro que irão receber da Previdência Social. A pesquisa acende o alerta sobre a importância de guardar dinheiro e traçar planos alternativos para ter uma aposentadoria tranquila e não depender apenas do INSS.

Uma boa alternativa para quem quer garantir uma renda satisfatória no futuro é a previdência privada, que muitos ainda acabam confundindo com a poupança. “A poupança rende muito pouco e muitas vezes ela fica abaixo da inflação. Já a previdência privada, na maioria dos casos, acaba sendo mais rentável, mesmo com a incidência de impostos”, explica o educador financeiro Tiago Cespe, criador da Cespe Investimentos.

Ao contrário da previdência social atrelada ao INSS e ao Governo Federal, a previdência privada permite que o investidor escolha qual será o valor da contribuição. Também é possível escolher o dia que esse valor será debitado e a frequência com que será feita essa contribuição. Existem dois tipos de planos de previdência privada: o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefícios Livre (PGBL). “No caso do VGBL, ele é um seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência e o imposto de renda incide apenas sobre a rentabilidade acumulada até o momento que o benefício é resgatado, e não sobre o montante total de cada resgate como acontece no PGBL”, diz Cespe.

Para ter uma noção de quanto uma pessoa iria receber se ela iniciasse hoje um plano de previdência privada PGBL aplicando inicialmente cinco mil reais e depois R$300,00 por mês durante 30 anos, no final ela iria ter disponível um milhão e 250 mil reais, levando em conta as taxas de juros atuais. Além disso, o beneficiário é que escolhe quando o valor será resgatado, desde que esteja fora do prazo de carência. O resgate do total acumulado pode ser total ou parcial, ou então uma renda mensal por um determinado período definido e até mesmo uma renda mensal até o falecimento do titular.

“Por ser algo vantajoso e ao mesmo tempo prático, a pessoa acaba desenvolvendo o hábito de guardar dinheiro e até mesmo fica com vontade de estudar mais sobre o assunto e de conhecer melhor o universo do mercado financeiro, pois ela percebe que não é algo tão complicado como ela imaginava ser”, pontua o educador financeiro.

Outro benefício que a previdência privada proporciona é que se o beneficiário não estiver satisfeito com o plano que ele escolheu e quiser migrar para outro fundo de previdência, ele pode fazer isso sem precisar resgatar o dinheiro, através de uma portabilidade. E não é necessário pagar imposto de renda sobre essa movimentação. Mas antes de começar um plano de previdência privada, é importante procurar uma empresa renomada que seja capaz de instruir qual é a melhor opção para quem for iniciar sua própria economia paralela.

“Muitas pessoas costumam ter dúvidas ou até mesmo não sabem como funciona a previdência privada, então é importante pesquisar uma consultoria financeira para saber qual é o plano mais indicado e que esteja de acordo com o perfil da pessoa, para evitar frustrações ou então um investimento mal planejado”, finaliza Cespe.

Sobre Cespe Investimentos

A Cespe Investimentos é um escritório de Agente Autônomo de Investimentos credenciado ao Safra Invest. Disponibiliza os mais variados produtos de investimentos do mercado, oferecendo uma assessoria sem custo, com o objetivo de auxiliar cada um dos clientes a investir de forma alinhada com a conquista de seus sonhos e objetivos. A Cespe Investimentos foi criada pelo Educador Financeiro Tiago Cespe.

Tiago Cespe possui especialização no mercado financeiro como Agente Autônomo de Investimentos, Ancord, PQO, CPA-20 e Analista de Financeiro pela FGV.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar