Brasil,

Cuidado com as fantasias do 'anywhere office'

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Bruno Martins - CEO Triha carreira Bruno Martins - CEO Triha carreira

Por Bruno Martins*

Passados dois anos de pandemia, o modelo híbrido de trabalho começa a se consolidar em boa parte das empresas. Pesquisas indicam que a combinação de atividades presenciais e remotas tem ganhado adeptos nas duas pontas: tanto por parte das lideranças quanto dos colaboradores, e os motivos já são amplamente conhecidos: menos tempo gasto com deslocamento pelas cidades, menos custos envolvidos, mais tempo livre e, consequentemente, mais qualidade de vida.

A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar com acesso à internet abriu um mundo de oportunidades para quem conta com esse privilégio. Sou uma dessas pessoas e posso testemunhar os efeitos práticos dessa mudança de estilo de vida. Há cerca de um ano deixei São Paulo rumo ao litoral e hoje vivo alguns dias aqui e outros acolá, no escritório da Trilha Carreira. É inegável que a transição trouxe inúmeros benefícios de ordem pessoal, mas, recorrendo ao ditado, nem tudo são flores.

Após a adoção em larga escala do home office, um movimento que sempre esteve enraizado na cabeça de muita gente ganhou fôlego: são as "fantasias do anywhere office" - ou seja, algumas ilusões alimentadas por profissionais acerca das vantagens de poder trabalhar de qualquer lugar, por exemplo, da praia. À medida que as empresas passaram a flexibilizar o trabalho presencial, o que era um conceito vago virou realidade em poucos meses, e muitos embarcaram nessa tendência com um olhar romântico demais…

Morar na praia e trabalhar alguns dias em casa é bom, mas não significa viver com sombra e água fresca o tempo todo. Ao menos no meu caso, conto nos dedos as oportunidades que tive para dar um mergulho no mar em pleno expediente porque o grande volume de trabalho, as diversas reuniões online, e os compromissos do dia a dia não permitem tamanha flexibilidade. A verdade é que de segunda a sexta, o que muda é a paisagem ao redor e as possibilidades nos horários alternativos ao período comercial.

E vale sempre o alerta: trabalho remoto também pode ser estafante. Não são raros os relatos de pessoas que pisam demais no acelerador quando estão em casa, chegam a perder a noção do horário, e se sentem sobrecarregadas. Além disso, a ausência completa do escritório pode afetar a sociabilidade, atrapalhar a integração com as equipes e prejudicar a criatividade que bate durante um almoço ou no bate-papo do cafezinho. Por isso, sou adepto do modelo híbrido.

Aos aventureiros que buscam mudar de ares para ter mais qualidade de vida, o meu conselho é: tenha cuidado com as fantasias que cercam esta decisão. No caso do trabalho remoto, a mudança de cidade ou de país deve ser feita com planejamento e com a consciência de que quem está de mudança é o profissional, e não a empresa. O trabalho deve ser encarado com a mesma responsabilidade de sempre, seja na sala de reunião, no sofá de casa ou no quiosque da praia.

*Bruno Martins é CEO da Trilha Carreira Interativa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar