Brasil,

Bradesco usa Plataforma FICO para entregar soluções de crédito em tempo real e aumentar em mais de 60% as transações digitais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cibely Toller
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Um dos maiores bancos privados do Brasil foi o vencedor do FICO® Decisions Awards na categoria integração e gestão de clientes

O Bradesco, um dos maiores bancos privados do país, foi um dos vencedores do FICO® Decisions Awards 2022. Usuário da Plataforma FICO®, o banco tem utilizado as facilidades da tecnologia para criar uma solução de crédito on-line, em tempo real e completa, que revoluciona o ciclo de crédito e a jornada do cliente. Conhecida como “Brain” (Bradesco Inteligência de Negócios), a solução reduziu o tempo para validação de projetos e incluiu mais clientes no universo digital - o que aumentou as transações em tempo real em mais de 60% durante o período de lockdown gerado pela COVID-19.

“O Bradesco tem a premissa de oferecer crédito como um serviço,” diz Janaina Antoniassi, Superintendente Executiva de Soluções de Crédito no Bradesco. “Sabíamos que poderíamos ser disruptivos no cenário de crédito brasileiro se aplicássemos tecnologia de ponta para gerenciar produtos, preços e limites de forma transparente e em tempo real. Ao usar a tecnologia FICO para automatizar o ciclo de crédito, criamos uma experiência nova e positiva para nossos clientes e, como resultado, observamos um crescimento significativo em nossos negócios".

Antes da implementação do Brain, a liberação de uma linha de crédito ao cliente pessoa física, ou mesmo para PMEs, podia levar até seis meses, isso devido à alta latência do sistema de decisão anterior do Bradesco. Agora, em apenas dois dias, os clientes podem ter suas linhas de crédito liberadas. A agilidade no processo de aprovação e liberação de crédito aumentou em cerca de 15% o número de usuários de crédito.

“Sabíamos que usar os recursos de inteligência artificial e de análise avançada de decisão permitiria oferecer uma experiência ao cliente que superaria expectativas e garantiria que eles fossem tratados de forma única e individual”, ressalta Janaina. “O principal desafio na implementação do Brain foi definir uma abordagem arquitetônica que convergisse com os objetivos de nossa empresa para, em seguida, reunir os 16 departamentos envolvidos no processo de entrega”.

O Brain foi desenvolvido no terceiro trimestre de 2019, com o objetivo de conectar a estrutura multidisciplinar de colaboradores envolvidos com o projeto (cerca de 800 pessoas), fornecedores e empresas de consultoria (aproximadamente 28), além de promover a transformação digital que a instituição estava buscando. E no centro da solução “Brain" está a Plataforma FICO®, que traz consigo a habilidade de trabalhar com os dados tanto em batch quanto em streaming.

A proposta da equipe de oferecer a melhor experiência digital em produtos de crédito fez com que eles se concentrassem em cinco pilares que definiram o desenvolvimento e a evolução do projeto:

- Jornada do cliente: Unificação e melhoria da experiência do cliente em todos os canais;

- Produtos integrados: Integração de produtos que garantam aos clientes as melhores ofertas de crédito de acordo com suas necessidades;

- Tempo real: Sustentação de uma base de informações em tempo real para melhorar a tomada de decisões;

- Eficiência operacional: Faça mudanças sem impactar a estabilidade dos ambientes e operações críticas do banco; simplifique os processos de mudança;

- Otimização de preços e condições: Maximizar a rentabilidade do produto, melhorar as ofertas de crédito, o custo e os benefícios.

Em 2021, novos recursos foram incorporados ao Brain. Um exemplo desse avanço é quando um consumidor faz um pagamento instantâneo e não há limite suficiente em sua conta. A solução Brain checa o limite de crédito e perfil do cliente e garante o valor adicional para que a transação possa ser concluída. O banco também fez mudanças significativas na forma como os clientes podem reestruturar ou reorganizar empréstimos existentes e renegociar novos termos.

“O uso da tecnologia analítica e em tempo real da FICO, permitiu ao Bradesco integrar processos, preços, jornada do cliente e linhas de crédito”, disse Nikhil Behl, CMO da FICO. “O desejo de olhar para cada interação do ponto de vista do cliente é claramente uma abordagem assertiva”.

Os resultados do Brain são promissores. Com o uso da solução, o Bradesco aumentou em 55% a entrega de crédito aos clientes; as taxas de renegociação cresceram 22%, enquanto a inadimplência caiu 41%. Os bons indicadores do uso da tecnologia renderam ao Bradesco a conquista do prêmio FICO® Decisions Awards deste ano, na categoria integração e gestão de clientes.

"Fiquei realmente impressionado com o uso da tecnologia de ponta a ponta oferecida nos serviços do Bradesco, além da estrutura organizacional que foi disponibilizada para executar o projeto", reforça Sidhartha Dash, diretor de pesquisas na Chartis e um dos jurados da premiação.

Sobre o Bradesco

O Bradesco Bradesco, fundado em 1943, é o segundo maior banco do setor privado do Brasil em ativos totais, com 74,1 milhões de clientes, 36,3 milhões de correntistas e 81,9 mil Pontos de Atendimento.

Sobre a FICO

Líder mundial em software de análise preditiva, a FICO é especializada em examinar dados e aplicar tecnologias como inteligência artificial, machine learning e analíticos para prever o comportamento do consumidor, otimizando as interações das empresas com seus clientes. Com atuação em mais de 100 países, a empresa desenvolveu uma plataforma na nuvem que contribui com a tomada de mais de 10 bilhões de decisões de negócio por ano e que protege 2,6 bilhões de cartões contra fraudes. A FICO reúne mais de 200 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade e a satisfação do cliente, colaborando para o crescimento de empresas de diversos segmentos, como financeiro, seguros, varejo, telecomunicações, entre outros. Fundada em 1956 e com sede no Vale do Silício, a FICO inaugurou seu escritório no Brasil em 1998.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar