Trabalho remoto mescla alto índice de aprovação com controle de jornada de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Celina Cardoso

Plataforma de gestão Remote traz funcionalidades que alinham expectativas de trabalhadores e gestores

Bastante desafiadores para a humanidade, os últimos dois anos também catalisaram mudanças como o trabalho remoto. De acordo com pesquisa divulgada em setembro de 2021 pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) e Fundação Instituto de Administração (FIA), 78% das pessoas que trabalham neste regime querem mantê-lo, e 81% afirmam serem tão ou mais produtivas exercendo suas atividades remotamente em relação ao escritório. Gestores também perceberam esse aumento. Segundo análise feita pelo instituto de desenvolvimento empresarial BTA, 46% dos gerentes de empresas perceberam esse crescimento de produtividade, apesar dessa percepção variar quanto mais alto é a posição hierárquica do gestor.

Contudo, outro dado chama a atenção: a pesquisa FEA/FIA revela ainda que 23% dos profissionais relatam trabalhar entre 49 e 70 horas semanais, entre nove e 26 a mais do que estabelece a legislação trabalhista. Assim, o tempo antes gasto com deslocamento, por exemplo, foi incorporado à rotina das atividades de trabalho.

Não é coincidência que o número de afastamento por transtornos psicológicos e comportamentais também tenha crescido. Números de 2020 do Ministério do Trabalho e Previdência revelam um aumento de 20% na concessão de benefícios para problemas de ordem psicológica.

Há no mercado soluções de gestão de trabalho remoto que ajudam tanto empregadores como funcionários a concretizarem dados sobre produtividade e horas trabalhadas, por exemplo. A Remote by Home Agent é uma delas. “A plataforma tem, entre suas funcionalidades, controle de trabalho, possibilitando inclusive o bloqueio de tela. Evitando horas excessivas de trabalho”, afirma Fábio Boucinhas, CEO da empresa.

“Se antes havia o receio por parte dos empregadores em adotar o regime remoto, hoje o desafio é alinhar as expectativas de bem-estar dos trabalhadores, com de produtividade da equipe por parte dos gestores”, pondera Boucinhas.

A ferramenta traz funcionalidades para mensuração de produtividade, deixando isso claro aos gestores. “Essa funcionalidade também pode ser utilizada como uma maneira de verificar se o colaborador está passando por algum problema pessoal ou de saúde, dando à empresa a oportunidade de ajudá-lo e mostrar o quanto ele é importante dentro do organismo vivo que é uma companhia, aumentado, assim, o vínculo entre ambos, o que só traz benefícios”, afirma Boucinhas.

Sobre a Home Agent

Criada há 10 anos, muito antes da pandemia do COVID19, a Home Agent vem transformando o mercado de Contact Centers desde 2011. É a primeira operação de atendimento baseada totalmente em home office. A empresa dá oportunidade para pessoas que não poderiam sair de casa para trabalhar, apresentando experiência, qualificações maiores, com turnover de equipe próximo de zero: isso é atribuído à oportunidade de conciliar os desafios de trabalhar sem ficar longe da família, facilidade e à segurança do home office, aos processos e ferramentas de gestão de produtividade e carga horária e à comodidade de não sair de casa para ir ao trabalho.