Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

QUIGO : Entenda o que é SUSEP e como ele atua no mercado (Destaque)

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

Veja o que é o órgão SUSEP e como ele funciona para manter a ordem no mercado de seguros!

Existem várias regras jurídicas que regem o mercado de seguros no Brasil. Por conta disso, a SUSEP é fundamental para garantir que os direitos dos segurados sejam respeitados, além de impedir práticas ilegais, como as fraudes.

Porém, você sabe o que é a SUSEP e como ele funciona? Neste conteúdo, vamos explicar de maneira simples e objetiva qual a importância dele para o mercado de seguros. Principalmente, para que o corretor cumpra suas obrigações que proporcionam uma série de vantagens que podem aumentar as vendas, por exemplo.

Continue a leitura para saber mais.

O que é SUSEP e qual sua importância?

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é um órgão regulamentador do mercado de seguros do Brasil. Ele é vinculado ao Ministério da Fazenda que, além de fiscalizar esse tipo de negócio, controla a previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

Sendo assim, ele acaba acompanhando a comercialização de produtos e serviços que são oferecidos pelas corretoras de seguros. Porém, caso seja identificada alguma irregularidade, pode ser aplicado advertências e multas de até 1 milhão e suspender registros de atuação na área.

O objetivo desse órgão é criar ações para garantir que as seguradoras sempre tenham seguros financeiros para indenizar seus segurados. Por exemplo, se ocorrer um desastre em massa, como um alagamento, a empresa de seguros necessita de recursos de emergência.

Nesse contexto, ela estabelece normas para assegurar as relações comerciais entre as seguradoras. Em consequência, o cliente acaba ficando protegido referente à materialização dos riscos.

Quais os objetivos da SUSEP?

O profissional precisa cumprir todas as exigências legais da entidade, antes de comercializar os seus produtos e serviços. Portanto, as corretoras devem realizar o processo necessário para reunir todas as documentações.

Além disso, elas precisam da aprovação da SUSEP para começar a comercializar esses serviços e garantir que as seguradoras estejam associadas ao órgão. Contudo, existem algumas ações da entidade para garantir a assertividade da comercialização, como:

  • Distinguir as responsabilidades das corretoras e seguradoras;
  • Certificar que as seguradoras arquem com os danos previstos na apólice;
  • Fiscalizar os fundos de reserva obrigatório;
  • Garantir que as corretoras contratem empresas associadas na SUSEP.

De fato, a SUSEP exerce um papel fundamental na relação entre seguradora e segurado. Pois, existem ações que previnem práticas ilegais e que podem comprometer o processo de avaliação do sinistro, além de garantir o pagamento das indenizações dos clientes.

Portanto, uma corretora que cumpre com as suas obrigações com a SUSEP coloca ela em vantagem competitiva no mercado. Além de transmitir segurança, ela aumenta a sua autoridade, refletindo em melhores chances de negociação.



Por conta disso, um corretor de seguros que está preparado para atuar no mercado, precisa adquirir conhecimentos sobre o órgão, assim, garantindo que seus clientes façam a melhor contratação.

Contudo, isso não é importante apenas na parte burocrática, mas também para proporcionar uma experiência ainda melhor e atender as expectativas na contratação do seguro.

A QuiGo entende que a SUSEP é importante para manter as coisas em ordem no mercado de seguros e sabe que você, corretor individual, precisa de um grande parceiro.

Confira os produtos QuiGo e veja como você pode crescer no mercado de seguros, se tornando um corretor ainda melhor.

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo