O investimento na área de cobrança do seu negócio está gerando resultados positivos?
Por Eduardo Ribeiro, sócio e Business Development da Evollo
No ambiente de empreendedorismo se lê muito sobre investir nisso e naquilo porque trará resultados para o seu negócio. Isso é verdadeiro, já que sem investir não há retorno. Mas como mensurar o retorno sobre um investimento aplicado em determinada área, ou no todo, da sua empresa? Sim, isso é possível.
Existe uma métrica financeira representada pela sigla ROI - Return Over Investment que, traduzindo do inglês, significa Retorno Sobre Investimento. É um cálculo muito usado nas empresas para validar os investimentos realizados. Ele também pode ser aplicado à área de cobrança do seu negócio para mensurar se ela está gerando resultados que justifiquem o investimento, além de melhorar a relação com clientes. O ROI também ajudará a escolher quais investimentos devem ser feitos, com base nas estratégias que estão gerando resultados positivos para o negócio, a fim de aprimorar o processo de cobrança. Mas hoje em dia, os tomadores de decisão podem contar com ferramentas tecnológicas avançadas para apoiá-los.
Utilizando tecnologia de análise de dados, é possível levantar informações mais precisas para a tomada de decisão. Por exemplo, a tecnologia de Speech Analytics, que faz a análise de voz durante um contato, extrai dados para analisar se o discurso e a argumentação dos seus atendentes estão de acordo com o padrão da sua empresa e o treinamento que eles receberam. Dessa forma, é possível detectar quais discursos funcionam e estabelecem uma melhor relação com clientes.
A recuperação de crédito é o principal objetivo da área de cobrança. Mas para se ter êxito, é essencial contar com ferramentas de analytics eficientes, que analisarão o maior número de dados possíveis de cada interação entre os clientes e a sua área de atendimento. Um monitor de cobrança com Inteligência Artificial poderá avaliar se houve aumento do seu índice de recuperação de crédito e negociações mais efetivas para saldar dívidas, indicando que o investimento está sendo aplicado da forma correta, caso contrário, é preciso investigar onde está o gargalo e reverter essa situação.
Com base nas informações extraídas pela ferramenta de analytics, é possível traçar o perfil de cada cliente individualmente. Por exemplo, poderá conhecer como cada cliente prefere ser contactado, sua situação financeira atual - se está passando por dificuldades que não lhe permitiram honrar seus pagamentos ou se está desempregado -, se ele é ou não um bom pagador e até mesmo detectar possíveis fraudes. Para cada situação existe uma melhor forma de negociar uma dívida e permitirá que você identifique quais são os atendentes com maior eficácia de negociação.
Mas isso não é tudo. É preciso estabelecer os KPIs (Key Performance Indicators), que são os indicadores para acompanhar o desempenho das equipes. Eles devem ser definidos com muito critério e planejamento estratégico, pois impactarão diretamente nos resultados. O monitor de cobrança escolhido irá certificar se todos os parâmetros estão sendo cumpridos pela sua equipe de atendimento.
Conhecer o seu processo de cobrança é muito importante para saber se o ROI está sendo positivo - a empresa está ganhando dinheiro - ou negativo - a empresa está perdendo dinheiro. Saber onde e como o capital está sendo aplicado no negócio faz toda a diferença para o crescimento do negócio.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário