Brasil,

Marcelo Camargo: Advogado É Um dos Sócios da Agrifoglio Vianna

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Fonte: Seguro Gaúcho

Tradição e pleno reconhecimento na área cível, com ênfase em direito securitário são as características que definem o escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados. O escritório celebrou 30 anos de atividade em 2021. Mas por trás do êxito da empresa fundada e dirigida pela advogada Laura Agrifoglio Vianna, existe o trabalho contínuo e qualificado de profissionais que atuam em diferentes setores do escritório. Vamos conhecer a trajetória do advogado Marcelo Camargo, um dos sócios da Agrifoglio Vianna.

Com 21 anos de experiência em Direito Civil e Empresarial, Marcelo trabalha há 15 anos no segmento do Direito Securitário. Tendo ingressado na AV em abril de 2019, suas atribuições estão ligadas a área do consultivo e contencioso em processos de sinistros envolvendo companhias e coordenação da carteira de processos de uma das seguradoras que é cliente do escritório. Ele também desempenha a função estratégica de marketing e comercial da empresa. “Para mim o escritório constitui-se em uma grande oportunidade de conviver com colegas extremamente capacitados e talentosos. Temos como inspiração e exemplo de dedicação e ética a Dra. Laura Agrifoglio. Atuo num ambiente em que posso colocar em prática ideias e conceitos de gestão de carteira de cliente corporativo e focar em uma advocacia de resultado, eficiente e estratégica”, ressalta Marcelo.

Exercendo a profissão há mais de duas décadas, o advogado possui experiência e conhecimento para avaliar o setor jurídico em que atua. Na opinião de Marcelo, o Direito do Seguro é um segmento que precisa ser mais compreendido, tanto no campo acadêmico, como doutrinário e judicial. Para ele, a importância econômica do seguro é crescente e notória, principalmente a partir da pandemia, que gerou impacto em todos os ramos do setor de seguros.

“Enquanto mercado de advocacia, vejo igualmente uma demanda crescente das Companhias Seguradoras por profissionais cada vez mais capacitados e especializados, dadas a recente flexibilização regulamentar da SUSEP, que possibilitou às Seguradoras a criação de novos produtos, de elaboração de clausulados próprios, o que traz mais dinâmica e concorrência ao mercado” esclarece Marcelo. “O seguro é um tipo de negócio que foi fortemente atingido pela inovação e tecnologia nestes últimos dois anos. A pandemia acelerou este processo que já vinha ocorrendo, e as Seguradoras se depararam com um novo cenário regulatório, um novo cenário de consumo e uma necessidade de rápida adaptação e implantação de inovações tecnológicas”.

O exercício da advocacia é algo tão impactante que existem situações em que o êxito de uma causa nem sempre é o mais importante, mas sim seu nobre propósito de contribuir com a Justiça. Foi justamente isso que Marcelo vivenciou quando advogou para uma companhia seguradora em um caso que envolvia um seguro de vida no valor de R$ 800.000,00, em que o segurado tinha sido assassinado. A princípio o inquérito havia sido arquivado, já que a polícia não tinha solucionado o homicídio.

Entretanto, passados alguns meses do crime, a seguradora recebeu um aviso de sinistro em que a beneficiária, que não possuía nenhum parentesco com a vítima, pretendia o recebimento da indenização. “Antes de qualquer negativa administrativa da seguradora, essa beneficiária ajuizou uma ação contra a companhia. Então, o processo judicial e a regulação de sinistro iniciaram quase que simultaneamente, de modo que não tínhamos elementos sobre o ocorrido e precisávamos agir rápido. De imediato, no âmbito do procedimento de regulação de sinistro, no qual pude auxiliar o regulador, foi avisado o delegado a respeito da existência do seguro e da pretensão da beneficiária”, esclarece Marcelo.

De acordo com o advogado, a partir desta comunicação ao delegado, foi imediatamente reaberto o inquérito e em poucos dias descortinado um grupo criminoso que agia por trás da celebração da apólice e do homicídio do segurado: “a contratação do seguro e a morte do segurado eram parte do plano de fraude contra a companhia. A partir daí a quadrilha foi presa e passou a responder por homicídio no Tribunal do Juri. A ação da beneficiária contra a seguradora foi julgada improcedente”.

Marcelo argumentou que o mais gratificante na atuação do caso não foi ter obtido a vitória na ação ou evitado a fraude contra seu cliente: “o aspecto mais significativo foi que, a partir da regulação do sinistro impulsionada pela seguradora, a polícia chegou aos responsáveis por um grave homicídio, possibilitando a solução de um crime até então não solucionado”.

Seja no escritório ou nas atividades de estudo, como a especialização feita em Salamanca na Espanha, o advogado obteve lições que considera fundamental para sua vida profissional. “É preciso ter um propósito, manter o foco no trabalho e no aperfeiçoamento jurídico, e trabalhar com muito afinco no atendimento do cliente para a solução de seus problemas. Precisamos evoluir sempre, aprender com a vida e compartilhar o conhecimento: os resultados serão consequência”, conclui Marcelo.

Saiba mais

Marcelo Camargo é graduado em Direito pela PUC, pós-graduado no MBA de Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, pós-graduado e especialista em Direito do Seguro pela Universidade de Salamanca (Espanha), membro da AIDA, membro da Comissão de Seguros da OAB – RS. Coautor da obra coletiva O Direito do Seguro e a Universidade de Salamanca – Temas Polêmicos e Atuais, 1ª Ed. São Paulo. Ed. Roncarati. 2020, com o artigo “A Obrigação Compartilhada de Preservação dos Princípios do Contrato de Seguro”. Professor convidado pela Escola Superior da Advocacia - ESA/RS, para o curso "Direito do Seguro na Prática".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar