Brasil,

5G aquece mercado de celulares usados e estimula seguros, revela pesquisa da Assurant

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Fonte: Sonho Seguro

A pesquisa Década Conectada 2021, desenvolvida pela Assurant, líder global em produtos e serviços de proteção ligados a vida conectada, mostra como a relação dos consumidores com dispositivos tecnológicos acelerou no último ano. Alguns resultados relevantes do período são o aumento do consumo e uma visão mais positiva sobre tecnologia inteligente: entrevistados do Brasil, EUA, Alemanha, Canadá, Japão, Reino Unido e Austrália relataram maior uso de tecnologia conectada em casa e, também, maior interesse em compras futuras.

“A Assurant atualiza a pesquisa periodicamente para podermos oferecer soluções que façam sentido com o perfil do mercado em que estamos presentes, beneficiando sempre os consumidores e as empresas parceiras. No mercado de celulares, por exemplo, investimos no trade-in como uma solução que aumenta o poder de compra dos consumidores, facilitando a atualização dos aparelhos, ” afirma Federico Bunge, Presidente da Assurant na América Latina.

O volume de uso aliado ao problema de conectividade faz com que o brasileiro seja um consumidor ávido pela chegada do 5G no país. Para o estudo, 30% dos usuários de internet afirmam terem enfrentado problemas de conectividade ou problemas de configuração inicial com a internet durante a pandemia. Ou seja, o Wi-Fi é a principal frustação dos consumidores de tecnologia inteligente, seguido por problemas no hardware, interferência e falhas de software; e, ainda, 40% dos consumidores brasileiros atualizariam seus dispositivos para ter a capacidade 5G, enquanto 49% afirmam que o 5G é importante, mas que priorizariam outros recursos ao pensar no upgrade.

Os celulares despontam como um dos principais aliados dos consumidores para estarem conectados e, com isso, o trade-in surge como opção para o mercado nacional engajado em novas tecnologias e que busca atualização constante, além de também ser uma alternativa sustentável. Cada aparelho usado e descartado é uma oportunidade perdida, pois o ciclo de vida de um smartphone pode ser melhor explorado. De acordo com a pesquisa, 86% dos clientes brasileiros teriam interesse em participar de um programa de upgrade de dispositivos.

Segundo Ricardo Fiuza, Presidente da Assurant no Brasil, “O mercado de trade-in é uma boa saída para o consumidor brasileiro, pela possibilidade de substituição e atualização de aparelhos, monetizando o smartphone antigo. Enquanto isso, os varejistas poderão oferecer novos aparelhos, de maior valor agregado, e proteções, resultando ainda em um grande ganho para o meio ambiente e garantindo o avanço na economia circular. “

A segurança do celular, tanto física quanto de dados também são pontos de atenção. Segundo a pesquisa feita pela Mobile Time, 61% dos brasileiros já tiveram seus aparelhos celulares roubados ou furtados durante a vida; enquanto isso, os ataques a dados aumento 150% somente no último ano. Com isso, suporte técnico, seguros e proteções se tornam essenciais para a tranquilidade do consumidor.

Entre os serviços atrelados à dispositivos tecnológicos, a sensação de insegurança é um fator relevante e faz com que 70% dos brasileiros tenham interesse em seguros e proteções adicionais, seguido por programas de upgrade. Segurança de dados e suporte técnico são os dois primeiros itens da lista, com 83% e 73% de pessoas interessadas, respectivamente.

Brasil é líder em consumo de tecnologia

Em um cenário em que o distanciamento social foi essencial e que o trabalho remoto se tornou uma realidade para 40% da população mundial, mais do que nunca os consumidores adotaram o estilo de vida conectado. Para 87% dos brasileiros, usar a internet foi a atividade mais realizada durante a pandemia, seguida por compras online, segundo 76% dos entrevistados.

A pesquisa também aponta que 72% dos consumidores brasileiros adquiriram produtos conectados no último ano, fazendo do Brasil líder na categoria, a frente, inclusive, dos EUA com 66%. “O Brasil se destaca cada vez mais no consumo e confiança de tecnologia inteligente. Ter a tecnologia como valor e estar conectado ao consumidor certo, com várias opções de atendimento é o que vai destacar e impulsionar as empresas vencedoras nos próximos anos. A tendência é que estar conectado seja cada vez mais indispensável para situações cotidianas de trabalho, estudo e vivência social”, complementa Fiuza.

Segundo o executivo, o que antes era comodidade, principalmente no ambiente residencial, hoje é uma necessidade, mudando a forma de realizar tarefas diárias. O destaque entre os aparelhos adquiridos é para aparelhos e acessórios que permitem reproduzir o ambiente de trabalho em casa ou a aproximação de familiares e amigos. Também cresce o número de tecnologias de controle e otimização de tempo, como automatização de tarefas cotidianas.

A pesquisa Década Conectada é um esforço da Assurant para evoluir sua estratégia e visão no desenvolvimento de novos produtos que atendam a evolução do mercado, enquanto melhora a experiência do cliente. Assim, é possível ouvir e entender as principais demandas, colocando as necessidades do consumidor como o foco do serviço.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar