Brasil,

Entenda o porquê de criar metas pode ser um problema

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sarah Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Saiba como não surtar com a "melancolia de Natal"

Algumas pessoas têm o costume de com a chegada de fim de ano criar uma lista com metas para o próximo. Os objetivos vão desde conseguir um namorado até arranjar um novo emprego, por exemplo. Criar metas pode ser algo muito estimulador, mas por outro lado pode ser algo ruim, dificultando muitas vezes até o alcance do tópico.

Quando se traça um objetivo automaticamente você cria uma pressão em você para realizá-lo o que acarreta além de estresse, ansiedade e outros fatores. Principalmente quando alguma das suas metas dependem de outros fatores que fogem do seu controle, como o próprio exemplo de arranjar um namorado, para que você consiga necessitar de outra pessoa.

“Elaborar metas para o próximo ano pode ser algo muito bacana, mas opte por aquelas que você consegue realizar em um pequeno prazo, como por exemplo: irei terminar o mês de janeiro com mais de 200 reais na conta. Conforme for as cumprindo, você vai fazendo novas evitando uma futura frustração de alguma meta que não conseguiu.” Explicou Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano.

Segundo um dado da USP os casos de ansiedade e depressão aumentaram 63% e 59% respectivamente. Ao criar sua lista pense e reformule os objetivos para que eles sejam alcançáveis, não gere ansiedade ou qualquer outro mal que possa te ocasionar. Caso ao contrário, a lista que servia como um estímulo passará a ter o efeito reverso.

Para Rafael Peixoto, psicoteraoeuta especializado em hipnose, descobrir quais são as suas prioridades verdadeiras e traçar um bom plano para tirar as suas metas do papel é um combo de habilidades bem difícil.

“Antes de tudo tenha consciência sobre quais áreas da sua vida merecem mais atenção. Aonde você vai depositar sua energia no momento? Onde você quer ir com a sua vida? O que você quer fazer daqui pra frente? Essas são perguntas fortes que exigem respostas igualmente fortes e corajosas. E se você não parar de vez, quando para analisar a sua rota, ver em qual caminho está e entender exatamente quais são os seus objetivos de vida, a verdade é uma só: você não vai chegar a lugar nenhum”, explica.

Uma pesquisa conduzida pela International Stress Management Association (Isma), no Brasil, mostrou que o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% com a chegada do dia 25 de dezembro. Ainda de acordo com o estudo, a carga de ansiedade e preocupação durante as festividades natalinas é maior do que em qualquer outro período do ano.

A teóloga e influenciadora digital, Gabriela Lopes, que lançou o livro “Não é só caos-Há um recomeço” te ajuda com 5 dicas para superar a melancolia de fim de ano:

1.Cuide-se. Ame-se

“Esteja perto das pessoas que te amam. Não fuja, não se esconda, não sinta vergonha de estar com seus amigos e familiares. O amor se torna um muro de proteção ao nosso redor. Cuide-se. Ame-se. Valorize suas qualidades e trabalhe seus defeitos. A dor nos torna sensíveis e com isso conseguimos observar as coisas com mais sabedoria. Você está sendo aperfeiçoado para sua nova vida".

2.Elogie-se

"Pense sobre suas qualidades, pense em quais coisas você é insubstituível e potencialize isso em sua mente. Eu sei que você tem defeitos, todos temos, mas já parou para pensar em quantas qualidades existem aí dentro?

3.Foque no que deu certo

Gabriela falou que precisamos valorizar as coisas boas: "Ao avaliar o caos da sua vida, tente extrair coisas boas dele. Para o que serviu todo esse turbilhão de problemas? Em quais áreas essa situação te melhorou? O quanto você amadureceu, se tornou mais forte? Eu sei que o caos apavora a gente, mas para recomeçar você vai precisar olhá-lo por outro ângulo.".

4.Seja gentil com você mesmo

A escritora falou que precisamos nos tratar com carinho e cuidado: "Não se castigue pelo que não deu certo, mesmo que isso tenha uma grande parcela de culpa sua. Você está mais experiente agora. O tempo que você perde se castigando, pode utilizar refazendo o caminho e agora com toda a sabedoria que adquiriu após seu trauma.".

5.Cuide do seu corpo

Ela sugeriu você investir em atividades físicas: "'Eu odeio academia!', já ouvi muito isso. Mas atividades físicas não se faz só em academia. Descubra algo que você goste, um esporte, uma dança, corrida… só não pode ficar parado aí. Mexa-se! A vida está em movimento e você precisa acompanhá-la.".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar