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Fim de ano: como impulsionar estratégias de marketing e vendas por meio da tecnologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Camargo
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Tendências como a omnicanalidade, o e-commerce e mensagens com significado e responsabilidade preparam o cenário para o fim do ano e o início de 2022

Após o encerramento da última edição da Black Friday, a NielsenIQ|Ebit divulgou dados sobre o desempenho do e-commerce brasileiro na data: um crescimento de 5% nas vendas no comércio eletrônico em relação a 2020, totalizando R$ 4,2 bilhões.

Este aumento se deve, em grande parte, às Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que desempenham um papel muito importante nestas datas especiais de consumo. Na verdade, elas são frequentemente um exemplo de boa gestão de seus modelos digitais, pondo atenção especial no aumento do uso do omnichannel.

As vendas digitais dispararam na América Latina mais do que no resto do mundo. Segundo a eMarketer, empresa de pesquisa de transformação digital, o comércio eletrônico aumentou 63% em 2020 e é projetado um aumento de 26% até o fim deste ano.

É importante para empresas e marcas de qualquer tamanho e setor fechar o ano de 2021 com bons números de vendas e, assim, acolher o novo ciclo que se aproxima. Steffy Hochstein, gerente de mídia digital da another, agência regional independente de comunicação estratégica, compartilha cinco tendências-chave para a temporada de fim de ano, com base no uso de novas tecnologias digitais e no aproveitamento de todos os canais de vendas disponíveis.

- O híbrido é hoje. As pessoas procuram experiências de compra diferentes e inovadoras. Embora seja verdade que desejam voltar às lojas físicas, elas já descobriram os benefícios do universo digital. Portanto, é hora de abraçar tanto os canais online como offline. De acordo com um estudo do Euromonitor para o Google, em 2025, 42% das vendas do varejo no Brasil virão de empresas com algum tipo de presença online. Estes números resumem e refletem como os consumidores pós-pandêmicos se voltaram para o comércio eletrônico e como é orgânico e eficiente fazer compras online.

- Prepare os showrooms físicos e digitais. Se a marca já oferece os dois mundos a seus clientes e potenciais consumidores, ótimo! O próximo passo é tornar ambos os espaços atraentes, já que isso é importante para se gerar leads. Hochstein aconselha "adicionar informações sobre produtos, promoções, métodos de pagamento e outras informações que tirem todas as dúvidas dos clientes, já que mais da metade deles procuram informações online antes de comprar".

- Todas as redes são utilizadas para vender. Após o "lockdown" e por conveniência, o smartphone se tornou uma das principais ferramentas de compras, bem como o dispositivo favorito para se logar nas redes sociais. Hoje, muitas plataformas sociais lançaram recursos para as empresas reforçarem as vendas na internet com marketplaces, pesquisas, vitrines virtuais, catálogos e muito mais. É a hora de aproveitá-las, pois são gratuitas e muito úteis. Naturalmente, cada rede tem sua própria linguagem (vídeos, reels, imagens) e é fundamental utilizá-las com sabedoria ou recorrer a profissionais de comunicação estratégica para que a execução seja bem sucedida.

- Acrescente influenciadores e criadores de conteúdo. Uma estratégia digital para potencializar as vendas na temporada de fim de ano geralmente inclui alavancar os influenciadores, pois eles conectam mais facilmente a experiência de compra ao entretenimento por meio de posts autênticos, virais e originais, que impulsionam mais cliques (e até fidelização) com as pessoas. Uma pesquisa do Facebook IQ em 2020 descobriu que 49% das pessoas comprariam novos produtos diretamente de vídeos associados a marcas, celebridades ou influenciadores que elas seguem.

- Mensagens com um significado mais humano. A pandemia, o "lockdown" e seu impacto ao redor do mundo nos fizeram compreender e entrar mais em nossa natureza humana. Hoje, nós não compramos apenas por comprar ou possuir, muitos preferem consumir marcas que estão comprometidas com causas sociais, sustentáveis e éticas e, obviamente, os consumidores esperam ver isso refletido na publicidade. Diversidade, inclusão e boas práticas ambientais são três dos pilares mais importantes das mensagens que se conectam com as pessoas, especialmente com a geração mais jovem. Naturalmente, elas devem ser acompanhadas de ações que as apoiem e não ser um produto ou marca falsa ou forçada. Se este for o caso, isso pode levar à queda no número de clientes e, até mesmo, a cancelamentos.

Os modelos comerciais híbridos serão a tendência do presente e do futuro. Conceitos como o e-commerce, o delivery, a omnicanalidade, entre outros, serão básicos para o planejamento das estratégias para as altas temporadas, como a que está chegando, bem como para se permanecer relevante em um mercado altamente competitivo.

SOBRE A ANOTHER

Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: beleza, consumo, corporativo, entretenimento, luxo, tecnologia e turismo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana, Bolívia, Canadá, Paraguai, Uruguai e Europa.


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