Brasil,

Qual é o nível de maturidade informacional da sua empresa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Palmeiro, Founder da DataStrategy Marcos Palmeiro, Founder da DataStrategy

Que tal começar por tirar a “água do porão”? Uma análise sobre o que foi possível observar fazendo o diagnóstico de maturidade informacional em grandes empresas

Por Marcos Palmeiro*

Depois de passar cerca de 10 anos liderando áreas de dados em grandes corporações, protagonizar processos de transformação para modernizar e melhorar o nível de contribuição e entrega das áreas, e mais cinco anos como consultor atendendo desde startups a grandes empresas multinacionais, certamente muitas experiências podem ser compartilhadas.

Neste sentido, alavancar o uso de dados dentro de uma organização, especialmente nas de grande porte, não é uma tarefa simples. Lembrando que, aqui, estamos falando de impulsionar o uso de dados de forma corporativa, ou seja, para toda a empresa de forma orquestrada (não estamos falando de iniciativas isoladas chamadas de “departamentais” que, geralmente, são conduzidas por um departamento ou até um indivíduo apenas). Muitas vezes, tais iniciativas são vistas como solução para resolver apenas um assunto ou problema específico de forma pontual.

Isto posto, para alavancar o uso de dados de forma corporativa e orquestrada dentro de uma organização, antes de mais nada, é preciso mergulhar na realidade das áreas de negócios, ou pelo menos nas principais delas com o objetivo de entender as suas reais “dores”, necessidades e até mesmo novas oportunidades em potencial que poderiam ser “destravadas” com uma melhor organização e uso dos dados.

E é aqui que são encontradas as primeiras situações comuns na maioria das empresas avaliadas, o choque do “Desejo vs. Realidade”.

1. Desejo comum da liderança: ser “data-driven”, entrar na onda do Analytics e fazer modelos preditivos ou projetos de Inteligência Artificial fazem parte da “wish-list” (lista de desejos) de 100% dos executivos e alta liderança;

2. Realidade comum dos analistas: para responder uma pergunta básica, como, por exemplo, “qual é a quantidade de clientes novos no último período?”, um esforço quase que heroico é feito. Partindo de coletas de dados manuais, cruzamentos e muito "massageamento" dos dados usando planilhas básicas para então conseguir chegar na resposta estática, ou seja, precisando de uma atualização na semana seguinte, repete-se todo o ciclo, sendo bem comum essas perguntas serem feitas com prazo de resposta até o horário da reunião seguinte e, mais do que isso, após toda a dolorosa jornada para se conseguir tais respostas, ainda fica a desconfiança sobre a confiabilidade dos números, depois de tanto "Ctrl+C" e "Crtl+V".

Descompasso no tempo para análise

E assim surge a primeira reflexão que leva ao entendimento de que, antes do desejado Analytics ou da contratação de um mago Cientista de Dados, é preciso sanar as “dores” e necessidades básicas de dados sentidas pelos analistas das áreas de negócios que, em decorrência de não terem os dados que necessitam preparados e disponíveis para fazerem análises, acabam criando a assumindo atividades operacionais de manipulação a sustentação dos seus pequenos silos.

É neste contexto que surge outra frase muito comum: “gastamos a maior parte do tempo no processo de descoberta, coleta e preparação dos dados, e sobra pouco ou nenhum tempo para analisá-los”.

Como conclusão, e baseado na amostra das empresas avaliadas nos últimos cinco anos, antes de definir apenas o “onde” se quer chegar, contratar Cientistas de Dados e fazer projetos modernos de inteligência artificial, vale a pena entender as “dores” e necessidades básicas sentidas pelas pessoas no dia a dia e que prejudicam, muitas vezes, a eficiência dos processos, além de ocasionarem um custo elevado que muitas vezes nem é percebido.

Na maior parte das vezes, “tirar a água do porão”, ou seja, resolver problemas básicos não é o tipo de esforço que rende “cases” muito atraentes. Por outro lado, é o que garante a efetividade e resultados mais consistentes.

*Marcos Palmeiro é Founder da DataStrategy, empresa especializada em serviços de dados. Especialista em estratégia e governança de dados com mais de 20 anos de experiência.

Sobre a DataStrategy

A DataStrategy é uma empresa especializada em serviços de dados, fundada em 2019, que já executou projetos de alta complexidade. Como visão, destaca a importância de ser reconhecida pela qualidade dos seus profissionais, além de ser referência no seu nicho de atuação, considerando sua capacidade e qualidade nas entregas. A empresa tem seu DNA voltado às pessoas e busca angariar os melhores talentos do mercado de dados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar