Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Parceria da Odontoprev e Apolônias do Bem oferece tratamento dentário para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade

pixabay pixabay

Projeto resgata autoestima de mulheres que sofreram violência doméstica com tratamento odontológico

No dia 25 de novembro, é relembrado, em toda a América Latina, o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. A data nos leva ao debate do que vem sendo realizado no Brasil pela luta contra o feminicídio, além, é claro, de como as empresas podem apoiar a reinclusão social e recuperação da saúde e autoestima de mulheres que vivenciaram situações de violência.

Nesse sentido, a Odontoprev, empresa líder em planos odontológicos na América Latina, apoia, desde 2018, o programa Apolônias do Bem, organizado pela OSCIP Turma do Bem. Com o projeto, a Turma do Bem leva assistência odontológica às mulheres que sofreram violência e tiveram o seu sorriso afetado. As beneficiárias são selecionadas em casas de apoio a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica, por meio de triagens. Passam por um rápido exame oral, não-invasivo e respondem a um questionário OHIP, que, na sigla em inglês, significa perfil de impacto de saúde oral, ferramenta científica que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de uma pessoa.

A triagem abarca mulheres cisgênero e transgênero, com problemas odontológicos graves e OHIP mais alto. Cada caso é avaliado individualmente; sendo realizados até 400 atendimentos ao longo de cada ano. Desde a criação do projeto, já foram atendidas mais de mil mulheres, muitas delas responsáveis pela renda de um núcleo familiar, que encontraram no tratamento uma reabilitação da autoestima e da capacidade de buscar melhores oportunidades, apesar de seus traumas com a violência.

“O apoio a esse projeto vai ao encontro do nosso propósito de conscientização de que a saúde bucal é um direito que deve ser acessível a todos. É com muito carinho que apoiamos na reestruturação da vida dessas mulheres, no sentido social e individual, recuperando o sorriso em suas vidas.”, afirma Rose Gabay, diretora de Recursos Humanos da Odontoprev.

Uma pesquisa publicada em fevereiro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha mostra que uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência ao longo dos últimos 12 meses no país, o que representa um universo de aproximadamente 17 milhões de mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual no último ano. Desse total, 25% apontaram a perda de renda e emprego como os fatores que mais influenciaram na violência que vivenciaram em meio à pandemia de Covid-19.

“Nosso propósito é recuperar o sorriso dessas mulheres, para que possam se orgulhar de sua força e daquilo que veem no espelho. É a forma como podemos apoiá-las para recuperarem toda sua potência feminina e continuarem em busca dos próprios sonhos”, afirma Fábio Bibancos, cirurgião-dentista e fundador da Turma do Bem.

Dentistas e pessoas físicas também podem apoiar o projeto através do site: https://turmadobem.org.br/br/nossos-projetos/apolonias-do-bem/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo