Brasil,

BB Seguros traz ao Museu Catavento a exposição gratuita "O Dia Seguinte", com experiências imersivas e interativas para discutir mudanças climáticas e a "cidade do futuro"

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eric Paraense
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Exposição O Dia Seguinte - edição de 2019 no Rio de Janeiro / Crédito Anette Alencar Exposição O Dia Seguinte - edição de 2019 no Rio de Janeiro / Crédito Anette Alencar

Exposição entra em cartaz no dia 14 de outubro; espaços lúdicos e sensoriais fazem parte da experiência de aprendizado na mostra, indicada para todas as idades

Entre 14 de outubro e 14 de novembro, acontece, no Museu Catavento, a exposição "O Dia Seguinte", que tem como foco a conscientização acerca da crise climática a partir dos centros urbanos. Patrocinada pela BB Seguros, e com entrada gratuita, a mostra traz espaços lúdicos e sensoriais para que o público possa experienciar os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências nas cidades.

"O apoio às iniciativas culturais é uma premissa importante para a companhia, sobretudo quando essas iniciativas trazem reflexões para um futuro melhor, como é o caso da mostra "O Dia Seguinte". Trazer a exposição para São Paulo e dar acesso à toda população de maneira gratuita é algo que nos orgulha muito", comenta Fábio Mourão, superintendente executivo Marketing e Planejamento Comercial, da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Para falar da relação entre cidades e clima, O Dia Seguinte usa dois pontos de partida: a cidade do futuro que queremos e a que não queremos, e com isso mostra como os modelos de desenvolvimento urbano impactam positiva e negativamente o clima, trazendo temas como infraestrutura, paz e segurança, saúde, igualdade de gênero, justiça climática, direitos humanos, segurança alimentar e energia como fatores a se refletir.

A vivência da exposição passa por cinco módulos que unem informações em projeções, pisos de led, telas interativas, animações, jogos e experiências empíricas a fim de pensar em como as cidades impactam o clima e como a mesma é um elemento transformador para a construção de um mundo sustentável.

"O Dia Seguinte" conta desde a história do aquecimento global, explicando como a Humanidade chegou até aqui, e apresenta soluções possíveis para a crise climática a partir das cidades. Atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os centros urbanos ocupam apenas 3% da superfície do planeta, mas consomem 70% de toda a energia gerada no mundo. "Acredito que precisamos repensar nosso estilo de vida como um todo, e o conhecimento é o primeiro passo das mudanças. Tendo informação, nós podemos escolher a cidade e o mundo que queremos viver. É esta reflexão que propomos ao longo da experiência na exposição", afirma Felipe Lobo, diretor da produtora Na Boca Do Lobo, idealizador e realizador do evento.

A exposição mostra ao público o "passado do mundo" para que este entenda o presente e os possíveis futuros. Nesta etapa, um piso de LED mostra a dualidade entre os aspectos positivos e negativos das cidades, convidando os espectadores para o início da reflexão. Neste ambiente, também há uma grande escultura do globo terrestre feita por resíduos domésticos que chama a atenção para o impacto do consumo diário da sociedade.

Em [Des]ordem, o público é convidado a refletir como a desigualdade social nas cidades faz com que os impactos climáticos sejam sentidos em maior nível por populações economicamente vulneráveis. A ONU estima que em 2050 podemos ter 250 milhões de refugiados climáticos no mundo. Neste módulo, em uma sala escura, alvéolos de LED nas paredes e no teto projetam eventos climáticos extremos reais pelo mundo promovendo uma experiência imersiva, complementada com uma intensa experiência sensorial de chuvas, fumaças e ventos. Já em [Des]humanidades, a exposição apresenta ao público histórias reais de pessoas impactadas pelos eventos climáticos extremos, que deixam rastros de destruição por onde passam.

Com animações em 2D e 3D projetadas em paredes, no piso e em um globo terrestre, a exposição apresenta em [Trans]formação a história da Humanidade, desde a Pangeia, passando pelos dinossauros, História Antiga, até chegar na Revolução Industrial, momento em que acende o farol amarelo do planeta, com o surgimento das grandes cidades e suas tecnologias modernas.

[R]evolução, o último módulo da exposição, traz mensagens de esperança apresentadas em torres de LED, que mostram uma cidade do futuro possível com espaços mais organizados, limpos e habitáveis, energias renováveis, transportes públicos eficientes, saneamento básico universal, alimentação saudável, microclima equilibrado e desenvolvimento tecnológicos.

Nesta etapa, "O Dia Seguinte" convida o público a mergulhar nas reflexões provocadas pelos módulos anteriores, trazendo painéis informativos com infografias interativos e jogos que abarcam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU para que os visitantes se aprofundem mais no tema e possam, finalmente, visualizar os benefícios da adoção de modelos de desenvolvimento mais sustentáveis.

"Durante toda a exposição, nós buscamos trazer o passado, o presente e as possibilidades futuras para que o público possa refletir os caminhos que estamos tomando como sociedade", conta Felipe Lobo. "Nós buscamos trazer também bons exemplos de cidades atuais para mostrar ao público a viabilidade de modelos sustentáveis de desenvolvimento".

A exposição "O Dia Seguinte" segue o modelo de compensação de carbono em sua organização, tendo parceria com o Programa Amigo do Clima e certificação pelo mesmo, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa durante toda a Mostra. A exposição também tem seu conteúdo em audioguias e libras, gravados sequencialmente e disponibilizados em tablets.

Para mais informações, visite o site: https://www.odiaseguinteexpo.com.br/a-exposicao

Serviço:
Exposição O Dia Seguinte
Museu Catavento
Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h
Agendamento de visitas: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h pelos telefones 11 3246 4067 /4140/ 4167.
Preço: Gratuito
Classificação indicativa: livre

Imagens para divulgação podem ser encontradas aqui .

Sobre "O Dia Seguinte":

Realizada pela primeira vez em 2019, no Rio de Janeiro, a exposição "O Dia Seguinte" busca informar o espectador sobre as mudanças climáticas, o aquecimento global e a crise climática e o papel dos centros urbanos nos impactos ambientais positivos e negativos.

Feita pela empresa de produções e conteúdo Na Boca do Lobo, a mostra busca trazer a conscientização acerca do clima a partir de atividades interativas e imersões sensoriais, discutindo como saúde, moradia, renda, igualdade e educação impactam o clima e como é possível um modelo de desenvolvimento sustentável nas cidades.

A exposição tem apresentação do Ministério do Turismo por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínios Prata da Colgate-Palmolive e Bronze do BV e da Brasilseg. O Museu Catavento - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo - é parceiro especial. Conta com apoio da Open Society Foundations, além de ONU-Habitat, UNIC-Rio, Transporte Ativo, WayCarbon, LeToon.

Compensação de Emissões: Amigo do Clima

Sobre a Brasilseg:

Empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil, a Brasilseg atua nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio) com produtos comercializados nas agências do BB e em seus canais digitais. Emprega aproximadamente 1.900 colaboradores, possui uma Central de Relacionamento e Negócios própria na cidade de Franca (SP) e atualmente ocupa o 1º lugar no ranking acumulado de seguros no país.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar