Brasil,

A importância da gestão do Departamento Pessoal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Suzi Corrêa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Por Dora Ramos

Responsável por garantir a relação legal entre empregado e empregador, por meio de tarefas como gestão de ponto, registros de trabalho e gestão de benefícios e férias, o Departamento Pessoal é uma área indispensável ao funcionamento da empresa, independente do porte. Por essa razão, abaixo, descrevo as três subdivisões fundamentais do departamento.?

Admissão

Responsável por todo o processo burocrático de admissão, desde recolhimento dos documentos do novo colaborador até registro em carteira e transmissão das informações do trabalhador para os órgãos competentes. ??

Manutenção

Gerencia o controle de frequência do funcionário, bem como elaboração da folha de pagamento, regulamentação de benefícios e pagamento de tributos.

Desligamento

Realiza todo o processo de desligamento de um colaborador, incluindo solicitação de comunicação ao trabalhador ou orientação ao funcionário de como fazer o comunicado para a empresa, cálculo das verbas rescisórias e representação da empresa nos órgãos oficiais (homologação).

Com apoio tecnológico, o departamento pessoal vem se tornando parte estratégica da empresa. Essa mudança de mentalidade possibilita uma atuação ainda mais voltada para minimizar danos financeiros, indenizações e reduzir custos. Dessa forma, o departamento pessoal consegue otimizar atividades, facilitar cálculos e agilizar todos os processos da empresa.

Entretanto, para chegar em resultados de excelência como vimos, é necessário que o setor seja integrado por responsáveis qualificados ou empresas de Contabilidade que prestam esse serviço. Assim, a organização e os colaboradores são beneficiados.

Sobre Dora Ramos

Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física. Em setembro de 2021, Dora inaugurou em sociedade com Renèe Lermen a Sinapse Positiva, um espaço de bem-estar, com terapia corporal que integra a fala e a escuta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar