Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Net Zero: Como aplicar estratégias de redução de carbono para a sua empresa?

Net Zero: Como aplicar estratégias de redução de carbono para a sua empresa?

Entre as possibilidades de compensação estão o investimento em restauração e plantio de florestas, projetos de geração de energia renovável, entre outras

Imagine um atleta que tem como objetivo principal ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 2028. E então, ao invés de treinar para chegar ao pódio, ele resolve comprar a medalha de um atleta que já a conquistou em uma Olimpíada anterior. Parece um absurdo, não é? Esse é o princípio do net zero, termo atribuído a uma organização que tem o compromisso de manter suas emissões de carbono líquidas iguais a zero a partir da compensação do gás emitido.

“Ao declarar uma meta net zero, uma organização assume o compromisso de garantir que suas emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) sejam iguais a zero até uma determinada data. Mas isso não é a mesma coisa que dizer que a empresa não vai mais emitir carbono, e sim que ela vai compensar o carbono emitido de alguma forma”, explica Mariana Schuchovski, professora de Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios e Fundadora da Verde Floresta. Entre as possibilidades de compensação estão o investimento em restauração e plantio de florestas, projetos de geração de energia renovável, entre outras.

Contudo, segundo a especialista, o que mais temos visto são empresas declarando suas metas carbono neutro até 2030, ou até 2050, sem sequer um plano atrelado. “Antes de se tornar net zero, é necessário que a empresa compreenda a magnitude de suas emissões de gases de efeito estufa a partir de três passos fundamentais: realize o inventário e monitoramento de suas emissões e os seus impactos; analise como evitar ou ao menos reduzir suas emissões; empreenda esforços para a neutralização das emissões que não foram passíveis de prevenção e mitigação”, destaca.

O mesmo acontece para os pequenos negócios. “Quanto menor um negócio, em tese, menores serão seus impactos. Assim, micro empresas emitirão menores quantidades de carbono e outros gases de efeito estufa e, portanto, terão menores demandas de compensação caso queiram se tornar neutras. Mas o caminho a seguir precisa ser o mesmo, passando pelas três etapas citadas anteriormente”, afirma Schuchovski.

Não dá para alcançar a medalha de ouro sem treinar. Assim como não dá para ser net zero sem uma estratégia atrelada. “Os recursos naturais se tornarão cada vez mais escassos e caros, independentemente de uma compensação empresarial. Por isso, é preciso refletir: o quanto o seu negócio está preparado para as consequências das mudanças climáticas? Afinal, tornar-se net zero é só a ponta do iceberg, o que vai realmente fazer a diferença ao planeta é a maneira como as empresas enxergam a sustentabilidade”, finaliza a especialista do ISAE Escola de Negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo