Ascensão das small caps no mundo dos investimentos é tema de palestra em Congresso de Previdência Privada

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora de Oliveira

pixabay pixabay

Entre os fundos de ações com melhores rendimentos no país, estão as carteiras que têm as small caps (empresas com menor valor de mercado) como estrelas, superando até o rendimento das gigantes da Bolsa com excelentes performances, inclusive, no mercado de previdência privada. A força das small caps e outros temas serão abordados no 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro, em formato virtual, com vasta programação no período da manhã e tarde, que engloba mais de 32 temas sobre o universo dos investimentos. O evento é promovido pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

A Trígono Capital, gestora referência em small caps no país, participará da abertura do evento, no dia 19 de outubro, às 9h, com a palestra “Sete lendas do mercado sobre Small Caps", apresentada pelo CEO e cofundador da Trígono Capital, Frederico Mesnik junto com o sócio comercial, Vinícius Lima. Eles vão abordar dados e análises que, derrubam sete crenças equivocadas que o mercado possui sobre as small caps, como o mito da liquidez, da volatilidade e da qualidade das empresas. Segundo o CEO, as small caps representam uma importante classe de investimentos, sendo amplamente utilizada em todo mundo para diversificação e aumento do retorno dos portfólios no longo prazo. Apesar disso, ainda são desconhecidas por muitos investidores e desprezadas por corretoras de valores que valorizam o trading – operação de compra e venda de ativos - e para tanto, muita liquidez e volatilidade.

“As gigantes da Bolsa costumam ser escolhas comuns entre os principais players do mercado pela crença de serem robustas e financeiramente estáveis, fato que não necessariamente condiz com a realidade, ou mais uma lenda do mercado financeiro. Solidez financeira nada tem a ver com o valor de mercado, como exemplo a gigante Oi, e tantas outras grandes empresas que fracassaram e agonizam com graves problemas de corrupção e má governança. Se observarmos o comportamento das ações das maiores empresas do índice Bovespa nos últimos anos, veremos que elas apresentaram uma valorização muito abaixo do índice Small Caps (SMLL), e de muitas empresas que compõe o índice”, explica Mesnik. A aposta da gestora nas small caps se consolida, inclusive, na composição das suas carteiras de previdência privada com os fundos Trígono 70 Prev e Trígono Icatu 100 Prev Fia, que majoritariamente consiste em ações do universo small caps, ou seja de menor capitalização de mercado, embora neste rol figurem até líderes nacionais e mundiais em seus respectivos negócios.

Durante a imersão online, os congressistas também terão à disposição outros temas relevantes com apresentação dos principais nomes do mercado financeiro. Entre os assuntos a serem abordados estão: gestão e alocação de capital, customização de portfólios e processo de seleção de gestores, diversificação em renda variável, investimentos no exterior, gestão de fundos de fundos, fundos multimercado e estratégia de investimentos em private debt. Também haverá palestras sobre investimentos com estratégia ESG (traduzido em português para ambiental, social e governança), integração do ESG nos processos de gestão e análise de investimentos, importância dos ativos de crédito no ALM e gestão quantitativa.

As palestras técnicas abordarão ainda: a conjuntura econômica e perspectivas para 2022, impactos econômicos da previdência complementar, digitalização e LGPD, cultura comercial, planos família, formalização da política contábil na governança e o lançamento do Relatório de Sustentabilidade das EFPCs.

Para informações sobre inscrições e programação completa, acesse o site: www.cbpp.com.br

SERVIÇO:

42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (online)
Data: De 19 a 22 de outubro
Palestra: Sete lendas do mercado sobre Small Caps
Dia e horário: Terça-feira, dia 19, às 9h.