Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A importância da empatia na liderança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Alvares
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A importância da empatia na liderança

Por Mariana de Brito Barbosa*

Em meio a um cenário de pandemia e diferentes crises associadas, competências de inteligência emocional e social ganharam destaque como meios de superar os desafios com equilíbrio e assertividade.

Dentre todas, a empatia, sem dúvida, foi carro-chefe (para utilizar um termo bem corporativo). Esteve no rol de palavras mais pesquisadas nos sites de busca no ano de 2020, mais utilizada e comentada em noticiários e redes sociais e tida como diferencial para o gerenciamento das mais diversas situações e funções, dentre elas a de liderança.

Sinônimo de afeição, identificação, compreensão e “do saber se colocar no lugar do outro”, a empatia é um exercício de afetividade e conexão. Mas, justamente por ser considerada uma habilidade atrelada à sensibilidade ou à suavidade do fazer, tende a ser desconsiderada no ambiente empresarial. O que soa extremamente contraditório, pois sendo o ato de liderar, antes de tudo, se relacionar, o exercício da empatia deveria ser compreendido como uma habilidade cognitiva essencial de comunicação, pois permite ouvir e entender de forma mais clara e coerente as pessoas e suas leituras contextuais, bem como de aprimoramento para geração de vínculos, o que, por sua vez, favorece mudanças nos ambientes organizacionais e na qualidade de vida dos colaboradores.

Ao utilizar a empatia, o líder demonstra interesse e apreço com as pessoas, mas ao mesmo tempo desenvolve seu autoconhecimento, pois amplia sua própria visão de mundo buscando assimilar e compreender como as pessoas à sua volta se sentem ou pensam diante de uma dada situação, que pode ser bem diferente da sua percepção inicial. Este exercício, se cotidiano, abre caminho para a construção de relacionamentos produtivos, pois tal capacidade estimula a criação de conexões humanas confiáveis, a abertura para o diálogo e feedback, aumentando as chances de sucesso e qualidade do trabalho.

Com empatia, podemos desenvolver relacionamentos mais sólidos, seguros e que favorecem o engajamento, a transparência e a motivação. E, se focar/atingir resultados é o grande objetivo do líder, não devemos esquecer que, em todos os níveis, a gestão é, antes de tudo, de pessoas e são elas que buscarão soluções, meios e alternativas para este fim.

Isto posto, é mais que essencial que os líderes voltem seus interesses aos indivíduos, importem-se pessoalmente com seus liderados, reservem tempo para perceber as especificidades de cada um, humanizem seu estilo de liderança, invistam na proximidade e transversalidade para criação de um ambiente saudável, com sensação de pertença e colaborativo que, como efeito, tornar-se-á favorável à obtenção de resultados positivos e esperados.

Afinal, conforme bem afirmou a executiva americana Kim Scott, autora do livro “Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade”, uma liderança de sucesso é mais sobre relacionamentos do que sobre poder, mais sobre diálogo do que controle, mais sobre escuta ativa e entendimento do que dizer o que fazer.

Liderança é cultivo diário de competências sociais e emocionais, dentre elas, a empatia, que ao ser aprendida precisa se tornar hábito e, sendo hábito, tornar-se exemplo, quiçá, inspiração, o que moverá pessoas.

*Mariana de Brito Barbosa, Reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Sobre o Unipê – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato e stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 350 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar