Brasil,

• SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Como promover a campanha Outubro Rosa nas empresas

*Thaisa Batista

O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. As organizações têm aderido cada vez mais ações em prol da campanha nas empresas. Dessa forma, promovendo mais informação aos colaboradores.

Esta é uma campanha relativamente nova no Brasil, pois ganhou destaque em 2008. A partir daí, tivemos diversas marcas aderindo a ideia e divulgando ações de conscientização. E isso é muito importante, pois mesmo com a intensificação da informação, milhares de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. Só em 2020 foram diagnosticados 66.280 novos casos no Brasil, com maior taxa de incidência e de mortalidade nas regiões sul e sudeste, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Estes dados são fundamentais, pois é possível entender a importância de propagar informação e incentivar o cuidado com a saúde feminina. Pois quanto antes for diagnosticada a doença, as chances de cura são maiores.

Pensando nisso, é fundamental incentivar o autocuidado das mulheres que trabalham na sua empresa, e impactando também mulheres do convívio dos colaboradores.

Trabalhar ações de incentivo, saúde e autocuidado é muito importante e tem suas vantagens, beneficiando a própria empresa. Dessa forma, promover esse tipo de ação gera principalmente:

Bem-estar no ambiente de trabalho;

Melhoram a autoestima do trabalhador;

Reduzir as faltas e afastamentos;

Geram mais engajamento;

Aproximam as pessoas por meio da empatia;

Humanizam as ações tomadas pela gestão.

Engajar os colaboradores nessas ações impacta dentro e fora da empresa, nas relações dos colaboradores com a comunidade e a família de cada um deles.

Apenas enviar e-mails ou colar cartazes na empresa não surtem tanto efeito. Por isso, criar ações é tão importante, pois a ideia central da campanha de outubro rosa nas empresas é esclarecer para os colaboradores sobre sintomas e exames preventivos da doença. E, claro, incentivar a realização periódica de exames.

Por isso, pensar em meios de envolver os colaboradores é muito importante. Dessa forma, veremos agora formas que você pode adotar para promover a campanha do Outubro Rosa.

A campanha dura todo o mês de outubro, mas você pode optar por fazer um dia D de ações ou fazer algumas durante esse período. Veja alguns meios de engajar seus colaboradores e conscientizá-los:

Realize palestras com profissionais. Esta é uma das opções mais práticas e usadas, trazer profissionais da saúde para esclarecer pontos importantes como:

A doença em si;

O que pode provocá-la;

A importância do diagnóstico precoce;

Como deve ser realizado o autoexame;

Quem precisa fazer mamografias.

Esses assuntos somente um profissional pode tratar com maior clareza e tirar dúvidas a respeito da doença. Vale lembrar também que, falar sobre o assunto torna-o mais comum às pessoas, deixando de ser um tabu.

Para contribuir ainda mais com o assunto, convidar alguém que já enfrentou a doença pode ajudar bastante.

Envie cartas às mulheres da empresa. Receber cartas faz bem a qualquer pessoa, por isso uma boa ideia é escrever cartas às mulheres da empresa dizendo o quanto elas são importantes e incentivando o autocuidado. Mas além disso, você pode organizar para que a empresa toda escreva cartas para mulheres que estejam em tratamento decorrente ao câncer de mama. É possível entrar em contato com o hospital de referência e para conseguir enviá-las mesmo sem conhecer as pacientes.

Promova doações a uma ONG ou instituição que combate ao câncer de mama. Boas ações são ótimas ações para promover uma causa. Organizar doações na empresa pode ser uma ação para ser agregada à campanha promovida pela organização.

Vale a pena entrar em contato com as instituições para saber que tipo de doações eles podem estar precisando. Os tipos de doações neste período geralmente são de:

Dinheiro, para custear o enfrentamento da doença;

Mechas de cabelo, para confeccionar perucas para mulheres que estão passando por tratamento;

Lenços e turbantes para amarrar envolta da cabeça;

Itens de primeira necessidade e alimentos.

Promova o dia casual rosa

Escolher um dia e peça para que toda a empresa use algum item rosa, boné, camisas, sapatos, adereços e etc. Essa é uma ótima forma de promover a campanha do Outubro Rosa nas empresas. Além disso, você pode distribuir laços da campanha, assim, mesmo quem não tenha peças rosas será incluído na ação.

Decore a empresa

Uma outra ideia é decorar e adicionar uma iluminação rosa. Dessa forma mostra que a empresa está preocupada com a saúde das mulheres e deixa todos os colaboradores mais no clima da campanha.

Essa ação é bem mais interessante se agregada com outras, pois a campanha é bem mais que usar a cor rosa. Como dito anteriormente, é informar, incentivar os exames e o autocuidado, é sobre a saúde feminina e zelar pelos colaboradores.

Pensar nessas atividades é uma forma de, além de tudo, fortalecer a cultura da sua empresa. Mostrar interesse pelas pessoas é um ato de empatia e é essencial para humanizar a marca empregadora. Assim, seus colaboradores ficam felizes e as pessoas de fora terão um impacto positivo a respeito da imagem da instituição.

Sobre Thaisa Batista

Graduada em Administração pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos. Curiosa por soluções que pudessem otimizar a produtividade de selecionadores e melhorar a experiência de candidatos, fundou o Abler para ajudar a desenvolver o mercado de R&S, trazendo agilidade e efetividade nos processos seletivos.

Sobre a Abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da Abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a Abler já conquistou mais de 250 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 7 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 2,8 milhões de profissionais cadastrados.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar