Brasil,

Black Friday: é possível prever sistemas ou vendas on-line "fora do ar"?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria Run2Biz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Freepik Freepik

Resultado de queda em sistemas de empresas de todos os portes e segmentos é sempre catastrófico, em termos de perda de tempo e dinheiro, mas a boa notícia é que o mercado já dispõe de tecnologias para prever (e mitigar) esse tipo de transtorno.

Impossibilidade no acesso aos sistemas, páginas de internet, falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens, dificuldade em fazer pagamentos e receber confirmações. Esses foram somente alguns dos tormentos relatados por internautas no mundo todo, vítimas de uma das panes mais duradouras da história do WhatsApp, Facebook e Instagram, no dia 4 de outubro. O resultado foi a perda de dinheiro, negócios e impasses na comunicação. Apesar de quedas mundiais serem raras, há algo positivo que pode ser tirado deste blackout: a importância de as empresas terem um “plano B” para impedir – ou pelo menos tentar amenizar – a barreira do silêncio, afinal, não é nada incomum que sites e aplicativos possam sofrer paradas de variadas durações.

O assunto é de extrema relevância, principalmente agora, no mês que antecede a Black Friday e o Natal, os dias mais importantes para o comércio mundial. Vamos supor que na data que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções, 26 de novembro, o sistema on-line de um grande magazine é sobrecarregado e fica fora do ar, afetando pagamentos digitais e acesso ao site e aplicativo. Como ninguém estava atento a essa probabilidade, não havia uma predição da possibilidade de um blackout, depois de duas horas de empenho dos técnicos de TI (tecnologia da informação), paralização das vendas e estresse generalizado, o problema é remediado. Resultado: os 120 minutos do sistema off-line resultam na perda de milhões de reais. E, infelizmente, o dinheiro perdido é só a ponta do iceberg, acompanhada de reclamações, clientes insatisfeitos, retrabalho da equipe, pedidos de desculpas públicas, satisfações para a imprensa etc.

Neste contexto, será que é possível prever esses apagões?

A resposta é: “Sim, através das soluções de Artificial Intelligence for IT Operations, ou seja, inteligência artificial para operações de TI (AIOps), que, graças às suas estatísticas de probabilidade, consegue realizar predições e reagir em tempo real. E o ponto chave está justamente no mapeamento de ameaças e falhas que podem custar bem caro. Qualquer coisa que sai da previsibilidade, o sistema gera um alerta para o usuário, baseado em inteligência artificial, reduzindo drasticamente a chance de erros ou equívocos nas operações”, alerta Emauri Gaspar, cofundador da startup Run2Biz, que ajuda empresas com a automação dos fluxos de trabalho e operações.

Emauri Gaspar, cofundador da Run2Biz

Tudo porque, com o objetivo de tornar o trabalho humano mais prático e inteligente, o AIOps, por ter uma visão holística de todo o ambiente de TI, incluindo rede, computação e armazenamento (virtual, físico e na nuvem), é o instrumento mais habilitado a prever apagões, correlacionando informações e ofertando um maior poder de coordenação aos técnicos envolvidos no processo, fazendo com que eles se ocupem com as novas estratégias e gestão, ao invés de sobrecarregados com tarefas repetitivas”, informa Gaspar.

Mais sobre a Run2Biz

A Run2Biz se esforça para apoiar a evolução da transformação digital. “Run” significa correr em inglês, mas também tem a conotação de administrar uma empresa. O numeral “2” pode ser substituído pelo “to”, do inglês, significando “para”. Por sua vez, o “biz” é a forma compacta da palavra business. Então, ao pé da letra, significa: correndo para o negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar