Tik Tok Ads: potencial dos anúncios na estratégia digital das marcas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camilla Leal

Tik Tok Ads: potencial dos anúncios na estratégia digital das marcas

O Tik Tok é uma mídia social de entretenimento que está crescendo tanto em número de usuários, quanto em engajamento. Segundo dados da empresa Reuters, a plataforma possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo todo, sendo o Brasil, um dos quatro maiores mercados do app.

Embora o aplicativo tenha maior popularidade entre os jovens (aproximadamente 40% dos usuários possuem entre 16 e 24 anos), dados da Kantar Ibope Media indicaram que em 2020 houve um aumento de 24% entre pessoas de 35 a 45 anos e 14% com mais de 55 anos, o que demonstra a aderência do app entre pessoas de todas as idades.

A diversidade de conteúdo é um dos atrativos do Tik Tok. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Opinion Box, o aplicativo alcança usuários que procuram por distração e diversão (74%), descobrir coisas novas (48%), ficar dentro dos virais (37%), se informar (31%) e usar à trabalho (13%). Além disso, conteúdos de humor são uma das categorias mais consumidas, seguido de música, saúde e fitness, gastronomia, viagem e turismo.

Popular entre jovens e adultos, o aplicativo torna-se um ambiente propício para as marcas alcançarem consumidores em potencial por meio dos anúncios. A solução Tik Tok Ads está disponível no Brasil desde o ano passado e vem trazendo resultados efetivos para a estratégia das marcas que visam aumentar o conhecimento do consumidor acerca dos produtos/serviços, além de influenciar decisões de compra. O artigo publicado no Meio & Mensagem destaca que 1 em cada 3 usuários comprou algo que não estava considerando antes por influência do aplicativo e 76% das pessoas que o utilizam estão abertos à visualização de anúncios sobre novos produtos.

Dentro da plataforma, os anúncios podem ser utilizados para atender os objetivos de reconhecimento de marca, tráfego para o site, conversão e instalação de app, utilizando segmentações e formatos de anúncios variados que ajudam a direcionar a mensagem dos anunciantes para o público ideal.

A Publya - Mídia Programática, passou a operar campanhas de mídia no Tik Tok Ads a partir do mês de setembro deste ano. Sobre as experiências obtidas com a plataforma, Alex Andrade, Head de Mídia e Performance da Publya, comenta: "Por ser uma solução nova no mercado, realizamos uma série de testes para entender a receptividade dos anúncios e como utilizá-los de forma efetiva na estratégia dos anunciantes. Dentro do Tik Tok, os anúncios misturam-se com os conteúdos produzidos na plataforma, o que fornece uma experiência fluida para os usuários e traz a sensação de estarem consumindo um conteúdo orgânico. Esse é um formato interessante para alcançar um público jovem e engajado, principalmente pela possibilidade de direcioná-los para fora do app, por meio de um call to action, e gerar uma ação de valor para a marca.”