Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Escritórios híbridos: o ambiente de trabalho no mundo pós-pandemia

Escritórios híbridos: o ambiente de trabalho no mundo pós-pandemia

Os novos espaços serão flexíveis e com foco especial no cuidado com a saúde, por meio do uso de ferramentas tecnológicas de última geração

Por Gustavo López*

Há mais de um ano, muitas pessoas se mudaram dos escritórios das empresas para espaços de trabalho improvisados em suas casas. Passado todo esse tempo, os administradores começaram a se questionar como seria o local de trabalho depois da pandemia. Hoje podemos afirmar que o futuro do ambiente de trabalho está nos escritórios híbridos, que não só irão abrigar de maneira presencial os trabalhadores, mas também facilitarão o trabalho dos funcionários remotamente.

De acordo com um levantamento realizado pela Global Workplace Analytics, 76% dos trabalhadores entrevistados afirmam que, quando a pandemia terminar, desejam continuar trabalhando a partir de casa em um modelo híbrido, pelo menos um ou dois dias por semana. Isso demonstra claramente o caminho para aonde vamos e para o que devemos estar preparados.

Com esse modelo híbrido, muitas empresas buscam incrementar a produtividade e criatividade dos funcionários. Ou seja, é um modelo que traz benefícios e merece ser considerado. Porém, transferir as atividades para um escritório híbrido não é simples. Alguns aspectos fundamentais devem ser considerados antes de migrar sua empresa para esse modelo de trabalho:

- Espaços flexíveis: a arquitetura dos escritórios tradicionais limita o uso do espaço. Por isso, é necessário desenvolver o ambiente para criar espaços que fomentem a colaboração entre os trabalhadores, mesmo que suas atividades sejam realizadas remotamente.
- Mesas compartilhadas: em muitas empresas, os horários de trabalho flexíveis funcionavam desde antes da pandemia. Agora é possível que se transformem na regra a ser seguida, o que levará à redução dos escritórios pessoais para abrir passagem para os espaços de trabalho compartilhados.
- O cuidado com a saúde: a saúde e a segurança no ambiente de trabalho estão preocupando mais aos trabalhadores e os líderes, o que tem levado a considerar o controle da capacidade, o trabalho de limpeza e o monitoramento da qualidade do ar como elementos fundamentais dentro de um escritório.
- Investimento em tecnologia: desde o início da pandemia, comprovamos o papel fundamental que a tecnologia tem na sociedade atual e, da mesma maneira, será essencial contar com um bom investimento em tecnologias como IoT e Wi-Fi para um bom desempenho desta nova estrutura de trabalho.

Este novo ambiente de trabalho precisa de uma arquitetura de rede que seja tão flexível e dinâmica quanto o lugar onde será instalada. Para conseguir isto, será necessário contar com grandes aliados tecnológicos que permitam a implantação de Wi-Fi 6, IoT e outras ferramentas cujo objetivo seja facilitar o trabalho dos funcionários dentro e fora do escritório, ao oferecer uma grande conectividade sem fio, garantindo a produtividade da empresa.

Em nossa empresa, os escritórios já possuem redes de última geração. Além disso, já implantamos um modelo híbrido, oferecendo a opção aos gerentes e diretores de cada área de decidir se seus funcionários podem realizar seu trabalho seguindo uma combinação de trabalho a distância e presencial.

Eles estão organizados de tal forma que trabalhem de suas casas o tempo todo ou trabalhem no escritório três dias da semana, tudo coordenado com seu supervisor direto e com a área de recursos humanos. Desta maneira, podemos garantir a saúde e o bem-estar de toda equipe de trabalho.

O escritório continuará evoluindo tão rapidamente quanto a força de trabalho que precisa apoiar, e os gestores devem estar preparados para atender às necessidades presentes e futuras de suas equipes.

*Gustavo López é vice-presidente da área de vendas da CommScope para as regiões da América Latina e Caribe


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo