Como evitar a estagnação empresarial?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Pinheiro

Como evitar a estagnação empresarial?

por Valdez Monterazo*

Já pensou no porquê de algumas pessoas continuarem a avançar pessoal e profissionalmente, enquanto outros permanecem estagnadas? Com o passar dos anos, muitas pessoas e negócios não mudam em absolutamente nada, os mesmos erros e dificuldades permanecem. Eles simplesmente pararam no tempo e não evoluem. Isso ocorre por uma razão muito específica: falta visão de futuro e objetivos.

Por não desenvolverem esse senso de direção pessoal, caem em um estado de piloto automático, alienação ou letargia. Do outro lado, caso tivessem esse senso de direção pessoal desenvolvido, essas pessoas estariam engajadas e motivadas a desenvolver competências que os permitissem atingir objetivos.

Você consegue perceber a diferença? Aqueles que avançam estão constantemente desenvolvendo competências em direção aos seus objetivos. Os que estagnam não têm senso de direção e caem na alienação.

Dito isto, pergunto novamente: como evitar a estagnação empresarial?

A estagnação pode ser evitada ao aplicar quatro princípios, que se implementados de maneira sistemática, ajudam as pessoas a progredirem:

Definir

Definir está relacionado a refletir sobre a direção. Isso se traduz em objetivos pessoais e profissionais definidos e uma visão de futuro muito clara.

Resumir

Resumir significa eliminar tudo o que não é essencial. Exemplos: atividades corriqueiras, relacionamentos que talvez só atrapalhem, informações inúteis, processos ineficazes.

Potencializar

Potencializar é exatamente colocar foco absoluto em tudo aquilo que realmente gera valor a você a ao seu negócio

Propagar

Propagar é transmitir conhecimentos e habilidades, criar multiplicadores na equipe, em outras palavras, liderar.

Para facilitar ainda mais sua aplicação, apresento uma forma de colocar os princípios em prática e, assim, mudar sua vida para melhor:

defina com o máximo de clareza seu objetivo profissional;
liste todas as atividades que você faz regularmente durante a semana;
resuma, ou seja, elimine todas aquelas que não te ajudam diretamente na obtenção do seu objetivo ou não geram um valor real a você e para seu negócio;
potencialize, coloque foco absoluto, em todas as atividades que geram valor real a você e para seu negócio;
entenda quais são as competências que você precisa desenvolver para atingir seu objetivo e maximizar ações;
propague conhecimentos, treine e delegue poderes à sua equipe para que você possa focar naquilo que gera mais valor ao seu negócio.

Mesmo após anos trabalhando como coach de negócios, sempre fico impressionado com o impacto que um raciocínio, simples como esse, pode trazer a uma pessoa ou empresa.

Convido você, então, a definir, resumir, potencializar e propagar atividades em sua vida pessoal e profissional.

Ao fazer isso, você poderá não somente evitar a estagnação, como também promover o seu crescimento pessoal e profissional de forma continuada.

*Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.