Brasil,

A importância DPO após a implementação da LGPD

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Cocelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem de talha khalil por Pixabay Imagem de talha khalil por Pixabay

Entenda mais sobre o profissional responsável por assegurar a que as empresas estejam em conformidade com a LGPD

Por Henrique Vaz

A partir de agosto de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passou a aplicar as punições na esfera administrativa, o descumprimento da lei vai desde uma advertência até a cobrança de multa, que pode chegar a 2% do faturamento da pessoa jurídica ou grupo econômico responsável, limitado a R$ 50 milhões por irregularidade. Uma das peças mais importantes para assegurar a conformidade com a lei é o Encarregado de Proteção de Dados, também conhecido como Data Protection Officer (DPO).

A presença do DPO, previsto no artigo 41 da lei, é um dos principais requisitos da LGPD. Não há qualquer diferença na atuação e responsabilidades de acordo com o porte da empresa, mas é inegável que quanto maior a empresa e a quantidade de dados pessoais ou sensíveis o trabalho se torna mais complexo. Por isso não é de se surpreender que nos últimos anos, a procura por este profissional tenha aumentado significativamente.

Há uma previsão de geração de ao menos 50 mil vagas diretas para atender cerca de 4,5 milhões de empresas brasileiras. Foram criadas empresas que oferecem “DPO as a service” e diversos de especialização no tema criados no Brasil e exterior. Essa procura está diretamente ligada ao valor do dado. Segundo a pesquisa “Cost of a Data Breach Report”, da IBM, o custo médio total relacionado com vazamentos de dados é de $3,6 milhões, que pode ser ainda maior de acordo com localização da empresa e mercado consumidor. E esses vazamentos estão relacionados a dados digitais, em sua maior parte em nuvem.

E quem pode se tornar DPO? Por não ser uma posição formal até poucos anos atrás, o DPO costuma ser uma pessoa com perfil generalista, com conhecimento legal, governança e em segurança da informação, e boa comunicação e circulação entre diferentes áreas da empresa. Por isso, é bastante comum que esta posição seja preenchida por advogados ou profissionais de segurança da informação.

Quanto a escolha entre o perfil jurídico ou técnico vemos uma ligação com o core business da empresa: quanto mais tecnologia estiver envolvida, e aqui se enquadram startups e empresas 100% digitais e aquelas que já avançaram bastante na transformação digital, o segundo perfil ganha força. Com isso, esse profissional tem mais uma opção de desenvolvimento com uma recompensa financeira muito relevante.

Com a LGPD em pleno vigor é necessário que as empresas tenham um DPO. Os processos exigidos pela Lei tem muita complexidade e o alinhamento na empresa é mais fácil quando há uma pessoa responsável pelo tema.. E não podemos esquecer que o impacto de um vazamento de dados vai muito além de multas milionárias - a reputação da empresa no mercado vale ainda mais.

Sobre autor:

Henrique Vaz é fundador e CEO da CleanCloud, plataforma de cloud security e LGPD. É formado em direito pela PUC/SP, com pós-graduação em finanças na FIA/USP e MBA no Insper. Antes da CleanCloud fundou outras três empresas e atuou em diversos segmentos como agroindústria, saúde e serviços financeiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar