Monitor Global de Liderança 2021 Revela Desafios, Impactos e Confiança dos Líderes Empresariais em Todo o Mundo Desde o Início da Pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Soares

Relatório da Russell Reynolds destaca a disponibilidade de talentos, ESG, desconexões entre Conselhos e equipes e políticas de sucessão como principais preocupações de executivos

A Russell Reynolds Associates, líder global em consultoria e busca de executivos, divulga o Monitor Global de Liderança 2021. O relatório revela desafios e impactos significativos que os líderes empresariais em todo o mundo enfrentam desde o início da pandemia, bem como sua confiança e preocupações com o futuro, destacando a disponibilidade de talentos, sensibilidade das lideranças em questões de ESG e DE&I e desconexões entre Conselhos e equipes de gestão como principais preocupações. A maioria dos entrevistados, contudo, expressou confiança em sua capacidade coletiva de lidar com os problemas com foco comercial decorrentes da pandemia, incluindo incerteza econômica, ruptura tecnológica e mudança no comportamento do consumidor.

“Os líderes foram desafiados no ano passado e muitos tiveram sucesso contra todas as probabilidades”, avalia Clarke Murphy, CEO da Russell Reynolds Associates. “À medida que os líderes trabalham em seus planos de crescimento, será muito importante que eles se concentrem na capacidade e na cultura de liderança. As ramificações de longo prazo da pandemia, bem como a dinâmica crítica de ESG e DE&I, revelarão quais equipes de liderança foram simplesmente bons gerentes de crise e quais construíram as bases para que suas organizações se tornassem mais fortes”, acrescenta.

Para a produção do Monitor Global de Lideranças, a Russell Reynolds entrevistou mais de 1.300 líderes empresariais dos principais setores da indústria em 53 países e o relatório consolida os temas identificados.

? Desconexão entre Conselho e C-level: quatro em cada dez CEOs e outros líderes C-level não acreditam que a equipe executiva receba bons conselhos e opiniões do Conselho.

? Líderes cada vez mais interessados em novas oportunidades: 73% dos líderes da próxima geração estão dispostos a mudar de empregador pela oportunidade certa.

? Baixa confiança nas estratégias de sucessão: apenas 38% dos líderes acreditam que sua equipe de liderança executiva tem uma estratégia de sucesso para a sucessão de C-level.

? A disponibilidade de talentos é o principal desafio para as lideranças: 59% dos líderes citam a disponibilidade de talentos e habilidades essenciais como uma das principais ameaças para seus negócios no próximo ano, perdendo apenas para o indicador ‘crescimento econômico incerto’, e é a preocupação que eles estão menos preparados para enfrentar. Nos países das Américas, a preocupação com talento está no topo dos fatores externos que devem ter o maior impacto sobre a saúde das organizações nos próximos um ano a um ano e meio. Talentos e habilidades essenciais são a preocupação número um para as lideranças da região. Na Ásia e na Europa, 55% e 56% dos entrevistados também destacaram o desafio da disponibilidade de talentos, apenas um pouco atrás das preocupações com a incerteza econômica.

? Maior alinhamento necessário em torno de ESG, DE&I: 74% dos CEOs e líderes do Conselho concordam que a equipe de liderança está efetivamente abraçando as oportunidades de ESG, mas o índice de concordancia de outros executivos C-level cai para 57%.

? A análise de dados das lideranças na Europa destacou ainda o desafio da diversidade e da inclusão como um dos cinco principais problemas. Apenas 36% sentem que a liderança de sua organização está preparada, enquanto nos Estados Unidos esse índice salta para 63% e na Ásia para 67%. O Reino Unido é a exceção dentro da Europa com 62%.

? Ainda na Europa, 33% dos executivos destacaram as mudanças climáticas como um risco importante para a saúde de suas organizações, enquanto nos países das Américas apenas 18% dos executivos apontaram essa preocupação e na Ásia somente 9% dos executivos compartilharam dessa visão.

? O Monitor também analisou a preparação das lideranças em relação às mudanças tecnológicas, identificando que 81% dos entrevistados na China acreditam que sua liderança está preparada para responder às mudanças futuras no comportamento do consumidor, enquanto 66% dos entrevistados nos Estados Unidos disseram ter o mesmo nível de confiança.

“Os desafios destacados por nossa análise serão enfrentados com mais sucesso por equipes de liderança que priorizam a cultura, otimizam os relacionamentos entre as principais equipes de Conselhos e gerenciam os imperativos ESG com o mesmo rigor com que gerenciam os planos estratégicos e operacionais”, destaca Murphy.

A Russell Reynolds Associates realizou a pesquisa entre fevereiro e março de 2021, com 1.327 líderes empresariais de 53 países na África, Ásia, Américas, Europa, Oriente Médio e Oceania. Foram entrevistados CEOs, líderes que reportam ao CEO, líderes de próxima geração, considerando um a dois níveis abaixo do C-Suite, e diretores do Conselho. Os entrevistados atuam nos setores de Consumo, Serviços Financeiros, Saúde, Tecnologia, Recursos Industriais e Naturais e Serviços Profissionais e Comerciais. Do universo pesquisado, 60% das empresas ouvidas têm receitas anuais de US $ 1 bilhão ou mais, 52% reúnem ao menos 5 mil colaboradores, 50% têm capital aberto, 17%de capital privado ou apoiado por risco e 28% são empresas privadas.

Sobre a Russell Reynolds Associates

A Russell Reynolds é líder global em consultoria e busca de executivos. Com atuação junto a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos em mais de 26 países, a consultoria atua em todos os setores da economia. Russell Reynolds apoia os clientes a construir equipes de líderes transformacionais que podem enfrentar os desafios de hoje e antecipar as tendências digitais, econômicas e políticas que estão remodelando o ambiente de negócios global. Desde ajudar os conselhos administrativos com sua estrutura, cultura e eficácia até identificar, avaliar e definir a melhor liderança para as organizações, a empresa traz 52 anos de experiência para apoiar os clientes na solução de seus problemas de liderança mais complexos. A Russell Reynolds existe para melhorar a forma como o mundo é conduzido.