Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

RoHS minimiza impactos ambientais da indústria dos elétricos e eletrônicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empresa internacional de segurança realiza a certificação das empresas no Brasil

Apesar de não ser obrigatória para os fabricantes brasileiros, estar adequado à Diretiva, pode fazer com que as empresas estejam à frente de seus concorrentes.

Segundo relatório do Global E-waste Monitor 2020 das Nações Unidas realizado pela Aliança Mundial para o Controle Estatístico de Resíduos Eletrônicos (AMCERE), houve um aumento de 21% no volume de resíduos eletrônicos gerados em todo o mundo nos últimos cinco anos. O estudo mostra que apenas em 2019 foram 53,6 milhões de toneladas métricas (Mt) descartadas em todo o mundo e a previsão é que, até 2030, esse número chegue a 74 milhões. Esses dados demonstram constante crescimento do setor, mas também a grande preocupação com os impactos ambientais que o consumo deliberado desses produtos pode trazer ao longo dos anos.

No Brasil, os índices não são diferentes e a questão ambiental ainda é um agravante. De acordo com dados do IBGE agregados à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), mesmo com a baixa das atividades econômicas decorrentes da pandemia, os cinco primeiros meses de 2021 apresentaram um incremento de 22% na taxa de produção na indústria elétrica e eletrônica em relação ao mesmo período do ano anterior, o que aponta um resultado favorável para a economia do país. Entretanto, além dos resíduos gerados pela larga escala de consumo, a contaminação do solo e água pelo descarte dos componentes é um ponto a ser observado.

Apesar de não ser obrigatória para os fabricantes brasileiros, estar adequado à Diretiva de Restrição de Substâncias Perigosas, conhecida como RoHS, pode fazer com que as empresas estejam à frente de seus concorrentes e evitem transtornos futuros. A norma europeia limita o uso de determinadas substâncias tóxicas como cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo s e i svalente (Cr(VI)), bifenilas polibromadas (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb) na fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos e orienta o manejo dos resíduos gerados. Os danos causados pelo uso dessas substâncias são inúmeros para a saúde humana e também para o meio ambiente. O chumbo, utilizado em soldas, tintas e revestimentos de cabos, por exemplo, tem efeito cumulativo e toxicológico em plantas, animais e micro-organismos. Além dele, o cádmio que compõe o pigmento em plásticos e vidros, usado também para revestimento de aço e ferro e como estabilizador para PVC (policloreto de polivinila), prejudica a natureza, pois possui impacto biocumulativo, que é altamente tóxico e resistente ao processo de decomposição.

Para realizar a adequação a diretriz, o fabricante precisava aplicar os processos de conformidade com a norma, assegurando que todas as peças e componentes usados estejam de acordo com os requisitos da RoHS. A DEKRA, empresa alemã líder no mercado de TIC (Teste, Inspeção e Certificação), realiza no Brasil certificação de produtos para que eles não contenham níveis periculosos de componentes químicos ou quaisquer outras substâncias restritas. Com testes de amostras ou análises completas, a DEKRA oferece suporte e inspeção de produtos elétricos e eletrônicos, além de realizar medições de concentração dessas substâncias em matérias-primas e produtos finais a fim de garantir a confiabilidade e segurança tanto para a empresa, quanto para o consumidor final e o meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar