Brasil,

Pesquisa aponta que a pandemia afetou o comportamento de responsáveis por crianças de até três anos em famílias de classe D

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Gestão de dados mostra-se essencial para estruturação de políticas públicas

As famílias pertencentes à classe D, que possuem renda familiar ao mês de R$ 720, foram as mais impactadas, sob uma perspectiva negativa, pela pandemia da Covid-19. Uma pesquisa analisou os cuidados com crianças de até três anos. As famílias que integram esse grupo sentem-se mais exaustas, sobrecarregadas, ansiosas, impacientes e assustadas se comparadas com as outras. Outro ponto ressaltado é o financeiro.

O estudo faz parte da pesquisa "Primeiríssima infância - interações na pandemia: comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos em tempos de Covid-19", realizada pela Kantar Ibope Media e solicitada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A pesquisa teve como participantes famílias das classes sociais A, B, C e D e que são responsáveis por crianças de 0 a 3 anos. O convívio direto também foi levado como critério. No total, 1.036 pessoas foram submetidas a entrevistas, realizadas majoritariamente on-line, em março de 2021.

"Uma primeira infância de qualidade, de estímulos adequados propicia oportunidades para a criança. Ao mesmo tempo, há um efeito negativo quando não há oportunidade de disponibilizar o ambiente adequado", aponta a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz. "Com o isolamento social e uma natural crise socioeconômica, a gente percebe, pela pesquisa, o agravamento dessas oportunidades, os efeitos perversos da desigualdade e como esses ambientes e estímulos conseguem fazer o desenvolvimento [da criança] avançar ou retroceder".

A CEO mostra ainda que os primeiros anos de uma criança significam uma oportunidade essencial para todo o seu desenvolvimento como ser humano. É um momento em que são realizadas conexões que influenciam em toda uma base de estruturas do cérebro que estão ligadas à aprendizagem. Também é um instante de criação de condições para saúde e felicidade dessas crianças nos tempos presente e futuro. Assim sendo, a primeiríssima infância, até a idade dos três anos, e a primeira infância, até os seis, devem receber atenção.

Ela ainda mostra que é essencial acolher quem cuida dessas crianças. "Os cuidadores e pais precisam estar bem para conseguir oferecer e estar disponíveis para que a interação aconteça. O desenvolvimento acontece por meio da interação", comenta.

A gestão de dados como forma estratégica

O consultor de sistemas de monitoramento para primeira infância da Fundação Bernard van Leer e pesquisador no setor de integração de dados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Data Protection Officer, Filipe Rocha, comenta sobre a criação de políticas públicas para a primeira infância e sobre de que maneira a gestão de dados pode ser importante para estratégias mais eficientes. De forma geral, ele aponta que a gestão de dados, para políticas públicas, é essencial.

Sobre o uso de dados na primeira infância, especificamente, Rocha mostra que a ação de monitorar os dados se inicia na gestação. No momento do nascimento, inaugura-se uma etapa essencial, que dura até os três anos. Nesse instante, ele aponta que há ações que não podem deixar de ser feitas, apontando o fator temporal como decisivo para esse momento. Ele ainda apresenta a necessidade de se pensar em políticas para o cuidado de pais e cuidadores e em como os dados podem ser usados para atender a esses indivíduos dentro de um tempo adequado, citando como exemplo a saúde mental materna.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar