Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ALLIANZ PARTNERS - Desafios do mercado de assistência automotiva para este semestre

Pexels_Andrea Piacquadio Pexels_Andrea Piacquadio

Gerente da Allianz Partners, líder em assistência 24h, traça panorama sobre o comportamento do mercado até final de 2021

O ano de 2021, assim como 2020, está sendo um período de grandes mudanças para todos os setores da economia, inclusive para o mercado de assistência automotiva. Em 2020, a queda nas vendas de veículos novos em comparação a 2019 foi de 26%, segundo dados da Anfavea, somada a crise da pandemia, que não somente impactou o horário de funcionamento das concessionárias, mas também a situação econômica do Brasil, o que trouxe várias consequências para a população consumidora.

De acordo com Felipe Machado, Gerente Comercial da Allianz Partners, 2021 ainda será de extrema cautela para os negócios. “As empresas do setor estão se arriscando pouco e talvez até prorrogando contratos atuais para não se envolverem em grandes negociações. Será mais um ano de grandes desafios”, acredita.

Mudanças no atendimento

Sob a ótica comercial, o relacionamento com os clientes precisou ser completamente revisto, já que em meio à pandemia e ao home office, não foi possível fazer os encontros pessoais com os parceiros de negócios, tão importantes para o processo comercial. No entanto, a quantidade de touch points foi ampliada via telefone e videoconferências.

O implemento das soluções digitais, além de reduzir ainda mais os custos administrativos, levará tecnologia de ponta aos nossos clientes, o que é sempre bem-vindo”, afirma. Diversas ferramentas estão sendo introduzidas para garantir a melhor experiência do cliente final, como o Voice Technology, o Voicebot, o Digital RSA, por exemplo. “A Allianz Partners Brasil, por exemplo, já possui uma assistente virtual inteligente de reconhecimento de voz, a Allice. Dessa forma podemos ter mais agilidade ao acionar e monitorar socorros realizados. Essas plataformas tecnológicas otimizam o atendimento e o serviço prestado”, explica.

Novo perfil de consumidores

A transformação do consumidor se tornou muito mais evidente na pandemia. Isso porque os clientes avaliam detalhadamente os produtos antes de adquiri-los, especialmente os que não eram entendidos como essenciais, reduzindo assim a velocidade de troca dos veículos por outros mais novos.

“O volume de negócios no setor tende a aumentar no pós-pandêmico, embora não deva retornar a patamares de alguns anos atrás. Mas, a prática pelo digital deve se manter e ampliar, já que o consumidor percebeu a comodidade e a segurança deste canal, o que torna este investimento cada vez mais necessário”, explica o gerente.

Queda nos deslocamentos diários

Com a quarentena decretada e o regime de home office, o volume de deslocamentos diários em setembro e outubro de 2020 sofreu uma queda de 50% em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, de acordo com um estudo ainda não concluído pelo Centro de Excelência BRT+, da Universidade Católica do Chile, em parceria com o Instituto WRT Brasil.

Novas soluções

Segundo dados da Anfavea, com o agravamento da pandemia, 13 das 23 montadoras de automóveis do país sofreram com a paralisação total ou parcial, o que impactou diretamente o setor de assistência. “Uma saída que buscamos por conta do impacto no segmento automotivo é a procura por novos mercados como os Seminovos, Rent a Car, Gestoras de Frotas, apps de soluções automotivas e empresas de vistorias, por exemplo. Temos mapeado este mercado em busca de viabilizar soluções personalizadas a todos eles. E, claro, nosso apoio e investimento junto aos tradicionais parceiros montadoras continua ainda mais fortalecido. O objetivo é enfrentar estes desafios em conjunto”, explica Machado.

Sobre a Allianz Partners

A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo soluções globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100 funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.500 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 12.000 prestadores de serviços que vivem para ajudar.

Para mais informações: https://www.allianz-partners.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo