Brasil,

Como integrar novos funcionários em tempos de pandemia e home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camilla Ginesi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Uma experiência positiva de integração pode aumentar a retenção de novos contratados em 82%, de acordo com guia recente da Udemy

Quem nunca teve um primeiro dia de trabalho estressante? É difícil encontrar quem não tenha uma história como as seguintes para contar: saiu de casa mais cedo do que o necessário para estar no escritório no horário e ainda assim se atrasou porque não conhecia bem o trajeto, pegou chuva no caminho e chegou no trabalho com a roupa toda molhada ou precisou esperar horas para ter um computador e uma mesa para usar.

A boa notícia para os profissionais que estão trabalhando em home office durante a pandemia (e para os muitos que devem continuar assim mesmo quando ela acabar) é que situações constrangedoras como essas não vão mais acontecer tão cedo.

De acordo com o relatório “The Portrait of a Pandemic at Work” (em português, “O Retrato da Pandemia no Trabalho”), divulgado no segundo semestre de 2020 pela Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, 48% dos profissionais americanos considerariam deixar os seus empregos se as empresas nas quais trabalham não oferecessem opções de trabalho flexíveis.

Além disso, uma experiência positiva de integração pode aumentar a retenção de novos contratados em 82% e elevar a produtividade em mais de 70% – segundo o “The Definitive Virtual Onboarding Guide for Distributed Teams” (em português, “O Guia Definitivo para Integração de Times Distanciados”), produzido pela Udemy no começo deste ano. Por isso, inclusive para os profissionais em home office, a experiência de integração é fundamental.

Mas como fazer isso bem de forma remota? O guia da Udemy diz que as empresas e os seus times de RH devem considerar três pontos ao adaptarem para o home office a integração de novos funcionários.

São eles: 1) incentivar os novos contratados a estabelecerem conexões sociais na empresa e também a tirarem períodos de tempo para se desconectar, com o objetivo de não se sentirem isolados nem esgotados; 2) ajudar os funcionários a conhecerem a cultura da empresa e 3) criar documentos claros e atribuir tarefas corretamente para que os funcionários otimizem o próprio tempo e confiem na empresa.

A instrutora de RH na Udemy e na Udemy Business Ana Cristina Moraes dá uma dica prática para integrar novos funcionários nos tempos de pandemia e home office que estamos vivendo: enviar para a casa do contratado um kit de boas-vindas (por exemplo, uma caixa de café da tarde com o logotipo da empresa) para ser consumido durante a reunião de integração, que deve incluir colegas e chefes com quem a pessoa conviverá no dia a dia.

Outras dicas da instrutora são designar um “padrinho” ou uma “madrinha” para acompanhar o novo contratado durante os seus primeiros 90 dias na empresa, enviar para o recém-chegado um material com as informações principais sobre a empresa e a área e oferecer treinamentos rápidos sobre temas com os quais ele irá se deparar no novo cargo, tanto ministrados por pares e colegas de áreas relacionadas como oferecidos por plataformas de cursos online, como a Udemy.

Por fim, Ana Cristina enfatiza a importância da empatia no trato com os funcionários (novos e antigos) nos tempos atuais. “Ela reforça a marca empregadora, diminui ruídos na comunicação interna e ajuda na manutenção da cultura organizacional”, afirma ela. “Todos nós estamos passando por momentos de incerteza atualmente e contar com o apoio da empresa em que trabalhamos é muito bom.”

Para mais dicas sobre integração remota, veja os seguintes materiais da Udemy: “The Definitive Virtual Onboarding Guide for Distributed Teams” e “11 Steps to Onboarding New Employees Remotely” (em português, “11 Passos para Integrar Novos Funcionários Remotamente”)

Sobre a Udemy:

A missão da Udemy é criar novas possibilidades para pessoas e organizações de qualquer lugar, ao conectá-las ao conhecimento e às habilidades de que elas precisam para ter sucesso em um mundo que está mudando. A plataforma de marketplace da Udemy, com milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas, fornece as ferramentas de que alunos, instrutores e empresas precisam para atingir os seus objetivos e o seu potencial máximo. Milhões de pessoas aprendem na Udemy com especialistas do mundo real, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e team building. Para as empresas, a Udemy Business oferece uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários, com acesso por assinatura a milhares de cursos, learning analytics e a capacidade de hospedar e distribuir o seu próprio conteúdo. Entre os clientes da Udemy Business, estão Eventbrite, NetApp, On24, Pitney Bowes, PwC, Samsung, Tata Consultancy Services e Volkswagen. A Udemy é uma empresa privada e sediada em São Francisco (nos Estados Unidos), com escritórios em Denver (também nos Estados Unidos), Brasil, Índia, Irlanda e Turquia. Entre os investidores da Udemy, estão Insight Partners, Prosus (Naspers Ventures), Norwest Venture Partners, Stripes e Benesse Holdings.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar