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Mudar de área dentro da mesma empresa é mais prioridade após Covid-19, aponta relatório do Linkedin

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Empresas com mobilidade interna baixa tendem a sofrer mais com o chamado turnover - Reprodução/Banco de imagem Empresas com mobilidade interna baixa tendem a sofrer mais com o chamado turnover - Reprodução/Banco de imagem

Neste cenário, colaboradores permanecem na mesma empresa duas vezes mais tempo

De acordo com o Workplace Learning Report 2021, Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho publicado anualmente pelo Linkedin, 51% dos profissionais de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) consideram as contratações internas mais prioridade agora do que antes da Covid-19. Todo ano, o relatório aponta as tendências de RH e T&D das empresas. Na edição de 2021, constatou-se que colaboradores com mudanças de cargos tendem a permanecer, em média, duas vezes mais tempo na mesma empresa.

E tem mais: nas empresas em que a mobilidade interna é baixa, o tempo médio de permanência de um colaborador é de 2 anos e 9 meses. Enquanto em empresas que promovem mais mudanças internas de funções, o profissional permanece por mais de 5 anos, em média. Juliana Fonseca, coordenadora de Managed Services da DISYS Brasil, ilustra bem essas estatísticas. Há cinco anos na empresa, ela atuou como Analista de Recrutamento e Seleção, por um ano, e Analista de Desenvolvimento Humano, dois anos, antes de assumir o atual desafio na DISYS.

Para ela, esse “intercâmbio” profissional ajudou-a a ter uma visão estratégica e um entendimento acelerado do negócio, refletindo diretamente no seu desenvolvimento profissional. “Hoje eu tenho muito mais afinidade com a cultura da DISYS e mais conhecimento sobre os processos”, garante. E engana-se quem pensa que ela vai parar por aí. “Desejo crescer muito mais, até porque quando você gosta do lugar e do que faz, você se dedica, se compromete, se doa, coloca a alma no negócio e é isso que faz tudo andar”.

Há mais tempo ainda na DISYS, Bruna Borges é Analista de Desenvolvimento Humano e começou sua trajetória na empresa como aprendiz, há sete anos, na área de Recrutamento & Seleção. “Oito meses depois fui efetivada como Assistente; depois, participei de um processo interno para a área de Faturamento, onde fiquei pouco mais de dois anos como Assistente Comercial. Até que, em 2018, fui convidada a fazer parte da área de DH, onde estou hoje”, conta a profissional, que atribui a autonomia dada pela empresa como um dos motivos por trás da sua sólida trajetória.

Tanto Juliana quanto Bruna encontraram na DISYS terreno fértil para evoluir profissionalmente - mas, felizmente, a empresa não é a única. Algumas das maiores companhias do mundo investiram milhões - até bilhões - em seus funcionários. O JPMorgan Chase, por exemplo, adicionou US$ 350 milhões ao seu plano de US$ 250 milhões para aumentar a qualificação de sua força de trabalho. A Amazon está investindo mais de US$ 700 milhões para fornecer qualificação aos seus funcionários. E a PwC está desembolsando US$ 3 bilhões para aumentar a qualificação de todos os seus 275 mil funcionários nos próximos anos.

Quando questionados sobre o foco principal de seus programas de T&D em 2021, os entrevistados pelo Linkedin para o Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho deste ano responderam que a prioridade número 1 é a requalificação dos colaboradores.


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