Brasil,

Os principais pontos que o empresário deve considerar ao abrir uma empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Britto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Pedro Signorelli

Alinhamento da gestão, foco e engajamento dos colaboradores são fatores cruciais para a administração de uma empresa, de qualquer porte, e também para quem se aventura num negócio próprio por necessidade.

Em tempos de desemprego, muitos ingressam no mundo dos negócios não por opção ou vocação, mas por enxergarem nessa possibilidade o único caminho. Relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019, resultado da parceria entre o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade e o Sebrae, mostra que 88,4% dos empreendedores iniciais afirmaram que abriram uma empresa para ganhar a vida porque os empregos são escassos, ou seja, esse não era um projeto de vida e a consequência disso pode ser ainda pior, sem emprego e sem empresa.

Gerir um negócio próprio não é a mesma coisa que ser empregado, tipo CLT, aliás, é bem diferente. Neste último caso, o colaborador é normalmente demandado a fazer coisas e tem sua renda garantida ao final do mês, enquanto que quem abre seu próprio negócio tem que “ir caçar o leão”, não pode esperar de braços cruzados alguém vir comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Uma ferramenta que ajuda e muito na gestão do negócio, são os OKR - Objectives and Key Results -, que nasceram na Intel na década de 1970, uma empresa grande, já estabelecida, mas também foi ferramenta fundamental para tornar o Google a empresa que é hoje. Os OKRs foram apresentados para o Google no final dos anos 1990 quando ele tinha cerca de 30 ou 40 pessoas, ou seja, quando poderia ser considerada uma pequena empresa.

E o que você deve considerar quando ingressa na aventura do mundo empresarial? Primeiro, seguindo o que determina o OKR, vem o objetivo. Avalie suas prioridades, trace cada objetivo e planeje detalhadamente as ações necessárias para alcançá-los.

Não perca o foco. Mantenha em sua mente o propósito que deseja alcançar. Ajustes são sempre necessários e as OKRs, não só permitem que eles sejam feitos, como entende que eles devam ocorrer periodicamente, é pressuposto da ferramenta.

Por fim, e não menos importante, mantenha o engajamento dos colaboradores, ainda que seja à distância, como ocorre na atualidade, é preciso que todos estejam alinhados com a estratégia da empresa e saibam exatamente o que precisam fazer para contribuir com os resultados do negócio.

A gestão por OKR é cada vez mais uma opção acertada no gerenciamento dos negócios nos tempos atuais, seja pela natural rapidez com que as coisas mudam; pelas novas tecnologias, que abrem novas possibilidades constantemente e em todos os segmentos e, não tem como não citar, pela pandemia, que impõe ajustes constantes nos planos de negócios.

* Pedro Signorelli é especialista “insider” na implementação de OKR em empresas de diversos tamanhos e segmentos, e ministrando palestras e workshops de implementação de OKR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar