Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

'Conseguimos contribuir muito com o open insurance a partir da nossa experiência e estamos a postos para apoiá-lo', afirma ABFintechs

Segundo Rogério Melfi, Coordenador do GT de Open Banking, a Associação atua como um elo, pois atrai empresas inovadoras que atuam no mercado bancário e de seguros

Já deu para perceber que o Brasil está focado em revolucionar o mercado financeiro, não é mesmo? Já tivemos uma grande movimentação por meio do Pix e do Open Banking. Agora a bola da vez é o open insurance, que pretende facilitar o acesso do consumidor a produtos e serviços de seguros. Ontem, o conselho da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia reguladora do setor, aprovou a regulação que iniciará em sua primeira fase no dia 15 de dezembro de 2021 pelas sociedades seguradoras, empresas de previdência complementar e sociedades de capitalização. Assim como o open banking, a principal meta da medida é facilitar e democratizar a contratação de soluções nesse sentido.

Muito em linha com o Banco Central, a normativa contará com o compartilhamento de dados, tais como produtos, serviços e canais de atendimento, evoluindo por meio de fases.

Para Rogério Melfi, Coordenador do GT de Open Banking da ABFintechs, assim como há uma grande expectativa que o open banking fomente o mercado bancário, incluindo novas pessoas no sistema financeiro e trazendo muita inovação para o setor, o open insurance fará isso no mercado de seguros, expandindo exponencialmente o setor.

A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) está há algum tempo monitorando os passos do Open Insurance, não é à toa que a entidade montou um grupo de trabalho para responder às questões da consulta pública instaurada pela própria Susep.

“Reunímos diversos associados para participarem de reuniões periódicas sobre o tema, onde todos puderam contribuir para a construção da consulta. Agora, junto ao grupo, nos desdobramos com a missão de levar todo o conhecimento necessário para os demais associados, bem como ajudar o regulador no que for necessário”, ressalta Melfi.

Se de um lado a governança do open banking é formada, majoritariamente, por pessoas ligadas ao mercado bancário, do outro, a governança do Open Insurance está relacionada a pessoas ligadas ao mercado de seguros. Neste cenário, a ABFintechs atua como um elo, pois atrai empresas inovadoras que atuam em ambos os segmentos.

“De modo geral, o movimento é positivo para o ecossistema. Ambos os cronogramas estão bem alinhados, ou seja, os reguladores tiveram essa visão de trabalharem conjuntamente, o que pode ser bem evolutivo. O que vemos de importante é que a Associação tem uma grande experiência com o open banking, trabalhando com este tema há anos. Agora, oferecemos uma grande oportunidade de colaboração da entidade com o mercado e, principalmente, o regulador. Com a nossa experiência conseguimos contribuir e muito com o open insurance e estamos a postos para apoiá-lo”, reforça Rogério.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo