Brasil,

RH 4.0: como a metodologia está revolucionando o setor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Júnior Mateus

Inovação, tecnologia e eficiência são algumas das características da indústria 4.0, ou quarta Revolução Industrial, fenômeno que está mudando os modelos de negócios e as etapas de produção. A era da integração de dados, da automatização e da reestruturação de modelos de negócios já atinge diversos setores, incluindo a área de Recursos Humanos, que, com os novos processos, passa por uma transformação e se torna o RH 4.0.

O RH 4.0 utiliza tecnologia avançada na gestão de pessoas, no Recrutamento e Seleção, nos treinamentos, na atração de talentos e em todas as outras áreas do setor. Com isso, ela se torna uma grande aliada, auxiliando nos processos e permitindo que o negócio melhore em segurança e produtividade.

Com a nova metodologia, a automatização passa a ser um elemento fundamental para as funções do RH. Para a atração e retenção de talentos, por exemplo, serão criadas funções mais estratégicas e tarefas mais burocráticas e operacionais serão abandonadas. A área também passa por reformulação e adere às características da indústria 4.0, além de utilizar as tecnologias disponíveis da melhor forma, otimizando processos e economizando tempo para o que realmente importa: as pessoas.

A partir de agora, os gestores serão mais estratégicos e menos operacionais. Haverá mais liberdade para a criatividade, o que permite que novos processos sejam reformulados ou até mesmo criados, com formas mais eficazes e simplificadas.

Com menos processos manuais e mais automatização, a área ganha agilidade e eficiência, tornando-se muito mais avançada que o RH tradicional, que utiliza muito tempo em tarefas repetitivas e não escaláveis, como replicar o mesmo treinamento para turmas diferentes várias vezes ao dia.

De fato, o grande desafio deste novo modelo é a mudança de mentalidade dentro da empresa, para permitir a implementação de uma cultura mais inovadora. É preciso compreender as novas possibilidades e aderir à transformação digital, mas muitas companhias são resistentes a mudanças por já estarem há muito tempo no mercado e terem um formato que já funciona.

No entanto, para que a prática seja bem aplicada, o RH 4.0 necessita que novos comportamentos sejam estabelecidos para que todos se encaixem, e aqueles que não se adequam ao novo modelo precisam ser substituídos. O bom funcionamento do negócio também está ligado ao alinhamento da cultura entre os colaboradores e a empresa.

A área de Recursos Humanos foi uma das que mais evoluiu nos últimos anos. Seus novos métodos e tecnologias foram construídos para resistir à quarta revolução industrial, bem como para gerar resultados exponenciais à empresa. São muitas adaptações para que o RH 4.0 seja implementado e muitas empresas já aderiram à prática. O seu uso vai muito além do que somente os benefícios de agilidade e eficiência: é mais sobre como revolucionar um setor com métodos que permitem que os olhares se voltem para as pessoas.

Júnior Mateus é co-fundador da Niduu, aplicativo acessível para desenvolver os colaboradores das empresas, por meio de treinamento no celular


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar