Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pamcary implanta gestão de risco em saúde na reabertura do Shopping Center Norte, durante a pandemia

Com gestão centralizada de dados, análises e monitoramento da saúde dos funcionários, shopping foi aprovado sem ressalvas em seu processo de controle pandêmico pela Secretaria de Trabalho e Previdência Social

A retomada de atividades presenciais gera ansiedade nas pessoas e, ao mesmo tempo, requer cautela por parte das empresas. Todas as etapas precisam ser bem planejadas para evitar surpresas, por isso o Shopping Center Norte, na capital paulista, optou por fazer uma gestão eficiente de risco em saúde dos seus colaboradores para possibilitar um retorno seguro ao trabalho presencial. A partir do uso da inteligência de dados implantada pela Pamcary em parceria com a Truvio, foi montada uma plataforma específica para o shopping, que faz o cruzamento e análise de dados e identifica eventual contaminação e exposição dos funcionários ao Covid-19.

A plataforma funciona 24 horas por dia: antes de ir para o trabalho, o colaborador preenche um questionário eletrônico baseado em perguntas que avaliam o risco que uma pessoa apresenta, se apresenta sintomas ou contatou alguém com teste positivo. Se estiver com suspeita de Covid, será orientado a ficar em casa, nesse caso é imediatamente acionada uma central médica para diagnosticar sua situação e dar o encaminhamento adequado. A identificação só acontece após testagem.

Das 3.300 pessoas que já passaram pela plataforma em 11 meses e totalizaram 100 mil respostas, 40% de casos eram suspeitos e 2,5% desse total estavam infectados por Covid-19. “O baixo índice de infecção é nítido, bem abaixo da população brasileira, graças à rapidez de diagnóstico e de agilidade no encaminhamento. Quando a pessoa testa positivo, ela é afastada e passa a ter acompanhamento full time até voltar ao trabalho”, explica Daniel Cardoso, sócio da Truvio.

Rogério Araújo, gerente comercial de segmentos Pamcary, acrescenta que a implementação da plataforma foi feita com rapidez surpreendente, devido à agilidade solicitada pelo shopping. “Em cinco dias foi montado um ambulatório no local para receber as pessoas que trabalhavam de forma presencial, com médicos disponíveis para atendimento num curto prazo de tempo”, conta.

Diretrizes para retomada

As diretrizes governamentais exigem que os shoppings estabeleçam um protocolo com normas referendadas por um infectologista, para a retomada de trabalho presencial. O Shopping Center Norte foi fiscalizado pela Secretaria de Trabalho e Previdência Social, tendo sido aprovado sem ressalvas em seu processo de controle da pandemia.

Marcos Ragi, sócio da Truvio, informa que o comitê de infectologistas que elaborou o protocolo de regras do Center Norte se baseou em normas da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) e avaliou todo o processo de implementação feito pela Truvio em conjunto com a Pamcary. “Eles elogiaram o trabalho feito no shopping, ressaltando que até então não tinham visto esse procedimento ser realizado desta forma em nenhum outro local”, relata.

As áreas médica, operacional e gestora do Center Norte puderam acompanhar os resultados do trabalho a partir de relatórios acessados pelos supervisores, com análises estratégicas setorizadas. “Aproximadamente 15 empresas com fornecedores e prestadores de serviço do shopping fizeram parte do processo, recebendo informações com agilidade e de maneira direta”, explica Ragi. A Truvio tem especial cuidado com o sigilo médico, dando o suporte para as empresas cuidarem da saúde das pessoas sem violar leis e cumprindo as normas de proteção de dados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Todo esse trabalho fortaleceu a segurança jurídica do shopping, afastando possibilidades de multas e indenizações. As empresas, em sua maioria, estão lidando com a pandemia de maneira empírica, aplicam os protocolos determinados pelos governos, mas sem um lastro jurídico que inclua o arcabouço de normas trabalhistas e sanitárias. A falta de evidências jurídicas, como prontuários, registros de triagem, proteção de dados sensíveis e disponibilidade de informações pode deixar as empresas vulneráveis nesse sentido”, alerta Rogério Araújo, da Pamcary.

Desafios em tempo real

Durante esse período, as equipes viveram situações embaraçosas. Numa delas, ainda no início da pandemia, um bombeiro do shopping correu para atender uma pessoa que passou mal e foi vomitar na lata de lixo. Quando o profissional se aproximou, a pessoa pediu para ele se afastar porque ela estava infectada por coronavírus. Às pressas, foi conduzida ao ambulatório de visitantes para receber os cuidados necessários. E o bombeiro, embora estivesse aparamentado, precisou ser afastado, passar por testagens para detecção de possível contaminação, para só depois retornar ao trabalho.

Daniel Cardoso, da Truvio, percebe que quando os colaboradores de uma empresa dispõem de uma equipe médica fazendo um acompanhamento permanente da sua saúde, eles se sentem seguros e acolhidos. “O trabalho não se resumiu a fazer testes de Covid em massa, o que teria um custo elevado e controle impreciso, mas sim a implantar segurança sanitária dos colaboradores, segurança jurídica do shopping e controle de custos, além de previsibilidade de gestão”, adverte. Segundo ele, a triagem e o monitoramento da saúde, a avaliação da imunidade dos colaboradores, atendimento digital e a telemedicina são parte desse processo complexo e centralizado de acompanhamento.

“Ao invés de optar por ações separadas ou contratar serviços de exames específicos, o Shopping Center Norte decidiu estabelecer uma gestão médica centralizada inteligente, para monitorar os colaboradores de maneira unificada e otimizando custos”, arremata Rogério Araújo, da Pamcary.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo