Brasil,

Cinco itens que é preciso saber sobre o compartilhamento de dados da segunda fase do Open Banking

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dados cadastrais e transacionais de clientes começam a ser compartilhados a partir do próximo dia 13 de agosto

Prestes a dar mais um passo para se tornar realidade no Brasil, o Open Banking inicia no próximo dia 13 de agosto sua segunda fase, que envolve o compartilhamento dos dados cadastrais e transacionais dos clientes entre as instituições financeiras participantes do sistema financeiro aberto.

Fundamental para que a iniciativa atinja seus objetivos de fomentar a concorrência e aumentar a eficiência e a inclusão financeira dos brasileiros, a nova etapa permitirá que a população utilize seus dados como bem entender, a fim de encontrar os melhores produtos e serviços financeiros para suas necessidades e perfil. Ou seja, dono de suas informações, o cliente poderá compartilhá-las com quem quiser, no momento que desejar e também cancelar a autorização para tal quando achar necessário.

"O sistema financeiro passa por uma grande transformação, pautada sobretudo pela chegada de novos players, investimento em inovação, maior competição e melhor oferta de produtos e serviços", afirma Rafael Pereira, presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD).

"E o Open Banking vem consolidar ainda mais esse ecossistema ao empoderar o cliente como o dono de seus dados, permitindo assim que ele escolha o cartão de crédito mais adequado à sua realidade e busque o financiamento com as melhores taxas, por exemplo, sem estar preso a uma única instituição", completa.

E para esclarecer o que realmente vai acontecer a partir do 13 de agosto, a ABCD listou cinco questões-chaves sobre a segunda fase de implementação do Open Banking:

1) Como autorizar o compartilhamento dos dados? Primeiro será preciso fornecer o consentimento no ambiente da instituição que o cliente deseja que tenha acesso às suas informações - por exemplo, uma fintech com uma oferta de crédito mais vantajosa. Em seguida, ele será redirecionado para a sua instituição financeira ou de pagamento atual e, nesse ambiente, autenticará sua identidade e confirmará o compartilhamento. Para finalizar, o solicitante será redirecionado ao ambiente onde fez o pedido inicial para aprovação final. Só a partir daí, os dados serão compartilhados. Durante a confirmação do compartilhamento será possível revisar as informações que deseja compartilhar e verificar se estão corretas.

2) Quem pode autorizar o compartilhamento dos dados no Open Banking? Somente o titular das informações pode solicitar o compartilhamento. As instituições financeiras ou de pagamento não podem dividir informações sem o consentimento expresso de seu dono.

3) Por quanto tempo cada consentimento é válido? É possível cancelá-lo? Cada autorização tem validade de 12 meses e é possível pedir o cancelamento a qualquer momento, por meio do mesmo canal de atendimento em que ela foi concedida. Após a solicitação, o consentimento será cancelado de forma imediata ou, no caso da iniciação de pagamentos, em até um dia.

4) O cliente pode escolher quais informações serão compartilhadas? Sim. Os clientes poderão selecionar quais dados serão compartilhados quando fizer a autenticação e der seu consentimento para a instituição financeira ou de pagamentos com a qual pretende compartilhar seus dados.

5) O que fazer ao receber uma comunicação solicitando o compartilhamento dos dados? A confirmação do consentimento para compartilhamento de dados só deve ser dada caso o consumidor conheça a informação a ser compartilhada e a instituição que a receberá. Ao desconfiar da origem da comunicação recebida, o melhor é buscar os canais oficiais da instituição para checar a veracidade da mensagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar