Brasil,

Você está preparado para as tendências de carreira?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Lucedile Antunes - Divulgação - Literare Books International Lucedile Antunes - Divulgação - Literare Books International

Lucedile Antunes (*)

Nesse artigo abordo algumas tendências de carreira e o futuro do trabalho.

O que está acontecendo com as carreiras de hoje?

Tudo está muito mais acelerado!
A tecnologia permite acessarmos tudo muito rapidamente!
O conhecimento está disponível para todos a qualquer momento!
Novos negócios surgem a cada dia!
Muitas coisas sendo prototipadas através de Startups!

Muito possivelmente, a partir de agora, você irá construir a carreira de uma maneira completamente diferente.

Com o aumento da expectativa de vida e longevidade as pessoas irão buscar atuar em mais de uma atividade. O emprego por sua vez poderá ter outros formatos de contratação. Você poderá ser um freelance em uma parte do dia, atuar em um job temporário, atuar como afiliado para uma plataforma e até mesmo conciliar um trabalho voluntário alinhado ao seu propósito.

Essa realidade veio para ficar e as contratações serão baseadas nas suas características e habilidades pessoais, também conhecidas como Soft Skills e não necessariamente fundamentado na sua área de formação ou conhecimento técnico.

Enfim, estamos no fim da carreira que você conheceu.

Fomos educados assim:

Carreira Linear

Com 22 anos – me formo (estudante)
Dos 23 aos 65 anos – trabalho (profissional – trainee, colaborador, coordenador, gerente, diretor, vice-presidente, CEO)
Aos 65 anos - me aposento (aposentado)

E a carreira linear que conhecemos, onde você trabalha a vida inteira e quando se aposenta você desfruta, veio do pensamento da era industrial, ou seja, primeiro você faz a sua a obrigação e depois você desfruta.

Mas hoje a carreira não é mais linear como vimos, mas sim integral, ou seja, as pessoas cada vez mais buscam uma realização pessoal e profissional, conciliando vários desejos e necessidades.

Hoje, carreira não é mais Linear e sim Integral:

- A vida não é mais só trabalhar ou só relaxar
- É fazer intersecções saudáveis
- Trabalhar com liberdade, mas com rotina, entregando resultados
- Busca do equilíbrio e felicidade (ser integral)

E essa tendência de carreira vem do pensamento da era “digital”, ou seja, faça várias coisas ao mesmo tempo e, com a pandemia, o trabalho home office acelerou essa possibilidade de fazermos mais coisas e conciliar família, saúde, aprendizado continuo e carreira.

Segundo pesquisa do Great Place to Work, 82% das 150 melhores empresas para se trabalhar, adotam horários flexíveis e 61% estimulam o home office.

As pessoas estão buscando cada vez mais trocar a estabilidade de um trabalho por um trabalho com mais liberdade atrelada a entrega de resultados.

(*) Lucedile Antunes – Palestrante e mentora organizacional, apaixonada pela evolução das pessoas, autora de diversos artigos e livros sobre gestão organizacional e desenvolvimento humano, Autora e Idealizadora do Best-Seller “Soft Skills – Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional”, Coach com credenciamento internacional - ACC pela International Coach Federation.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar