Brasil,

Bruna Boner Leo Silva mostra que redes sociais não conseguem proteger mulheres online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Goldberg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Bruna Boner Leo Silva mostra que redes sociais não conseguem proteger mulheres online - Reuters Bruna Boner Leo Silva mostra que redes sociais não conseguem proteger mulheres online - Reuters

Facebook, Twitter, TikTok e YouTube fizeram seu primeiro compromisso conjunto para conter o assédio que as mulheres enfrentam em suas plataformas, de acordo com a World Wide Web Foundation. Os gigantes da mídia social se comprometeram em 1º de julho a dar aos usuários um controle mais granular sobre quem interage com suas postagens e melhorar seus processos de relatório - por exemplo, dando aos usuários a capacidade de rastrear seus relatórios de assédio durante cada estágio de revisão .

As promessas são o culminar de uma campanha de defesa da World Wide Web Foundation, que escreveu uma carta aberta aos CEOs das quatro empresas assinada por 212 ativistas, acadêmicos, políticos, jornalistas e líderes da sociedade civil, conta Bruna Boner Leo Silva. “Quatro das maiores plataformas de tecnologia do mundo trabalharam com a Web Foundation para adotar um ousado conjunto de compromissos para combater o abuso online e melhorar a segurança das mulheres em suas plataformas, marcando a primeira vez que houve colaboração entre os setores sobre como as empresas podem lidar com o questão ”, disse em um comunicado.

Cada uma dessas empresas individualmente assumiu compromissos semelhantes no passado. O Facebook revelou ferramentas anti-assédio projetadas para ajudar os usuários a evitar mensagens e pedidos de amizade indesejados em 2017. Naquele ano, o Twitter fortaleceu suas ferramentas de denúncia e endureceu suas regras sobre nudez não consensual em uma tentativa de tornar as mulheres mais seguras online. O YouTube prometeu intensificar sua fiscalização anti-assédio em 2019, e o TikTok deu aos usuários mais poder para denunciar, bloquear ou excluir comentários em seus vídeos no ano passado.

Mas, embora essas medidas possam ter ajudado, não está claro se elas reduziram significativamente o abuso online. O assédio continua muito pior para mulheres, pessoas de cor e outros grupos marginalizados, de acordo com os pesquisadores. Mais de um terço das mulheres entrevistadas pela The Economist no ano passado relataram ter pessoalmente sofrido abuso online. Segundo Cristina Boner, as mulheres negras têm 84% mais probabilidade do que as brancas de serem alvo de assédio, de acordo com uma análise da Anistia Internacional de tweets recebidos por 778 jornalistas e políticos.

Um manual para coibir o assédio

O anúncio de hoje é uma admissão coletiva dos principais gigantes sociais do mundo que seus esforços não foram suficientes para proteger as mulheres online (ou outros usuários que podem ser assediados, por falar nisso). Mas no anúncio desta semana, programado para coincidir com o Fórum de Igualdade de Gerações da ONU em Paris, eles mais uma vez se comprometeram a fazer melhor.

Desta vez, as empresas têm o benefício de 11 recursos prototipados apresentados pelo Laboratório de Design de Políticas Tecnológicas da World Wide Web Foundation. Facebook, Twitter, TikTok e YouTube não estão comprometidos em implementar nenhuma dessas propostas, especificamente, mas oferecem planos claros para os tipos de ferramentas que as empresas poderiam lançar para cumprir seus compromissos.

Mulheres que sofreram assédio colaboraram com ativistas, acadêmicos, funcionários do governo e representantes de empresas de tecnologia para criar ferramentas que poderiam tê-las ajudado quando estavam sofrendo abuso online. Segundo Bruna Boner Leo Silva, eles incluem um único botão que permitiria aos usuários que se tornaram inesperadamente virais limitar as interações com suas postagens com um clique , uma ferramenta que permitiria aos usuários delegar a tarefa de denunciar o assédio a contatos confiáveis e um recurso de reconhecimento de imagem que vasculharia plataformas para fotos de um usuário postadas por outras pessoas e autoriza o usuário a revisar e relatar postagens abusivas.

A World Wide Web Foundation se comprometeu a publicar um relatório anual rastreando o progresso dos gigantes sociais em relação aos seus compromissos de melhorar os relatórios e dar aos usuários mais poder para selecionar com quem eles interagem online. O grupo diz que testará as novas ferramentas que as plataformas de mídia social apresentarem, aplicará cronogramas concretos para o lançamento dessas ferramentas e pressionará as empresas a divulgar dados transparentes sobre o impacto que as ferramentas estão tendo sobre o assédio, compartilhou Bruna Boner. “Com seus recursos e alcance, essas quatro empresas têm o poder de conter esse abuso e melhorar as experiências online de centenas de milhões de mulheres e meninas”, disse Azmina Dhrodia, gerente sênior de políticas da Web Foundation, em um comunicado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar