Brasil,

Como elaborar o planejamento estratégico para seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

André Vidmar - Instagrupo André Vidmar - Instagrupo

Um bom planejamento estratégico é fundamental para toda empresa que quer se destacar no mercado e atingir grandes resultados.

Por meio dele, é possível vislumbrar e traçar todo o caminho de onde a empresa está e para onde ela quer chegar. Com isso é possível minimizar as chances de erros e obter uma orientação - e também reorientação - constante de todas as áreas envolvidas.

Vale lembrar, que tão importante quanto o planejamento estratégico, é a avaliação periódica para que toda ação seja executada por completo e os objetivos e metas sejam alcançados.

Confira cinco pontos importantes para a elaboração de um bom planejamento estratégico:

1- O que somos? Propósito e Cultura

Toda organização de sucesso possui um propósito muito bem definido e comunicado. Isso afeta diretamente a cultura organizacional, comunica ao mercado e aos colaboradores o que a empresa é, o que ela faz, no que ela acredita, mas também o que ela não é e não aceita que seja feito.

2- Onde estamos? Análise de ambiente

O entendimento do cenário interno e externo é um ponto fundamental para a criação do planejamento estratégico. Para isso, é recomendado utilizar ferramentas que traduzam um entendimento completo dos ambientes, tais como: Matriz BCG, SWOT, PEST, 6 FORÇAS, Fatores Críticos de Sucesso e Oceano Azul.

3- Onde queremos chegar? Modelagem de negócio

Modelagem de negócio e design thinking através do método CANVAS é muito interessante para apoiar o empreendedor a definir os objetivos do seu negócio e os recursos necessários para a sua consecução. A partir dos objetivos é possível elaborar o plano de marketing e o planejamento orçamentário que materializam a modelagem.

4- Como chegaremos lá? Metas e planos de ação

Utilizando a metodologia do Balanced Scorecard (BSC) que traduz os objetivos em metas e planos de ação distribuídos em quatro dimensões (Aprendizado, Processos, Pessoas e Financeira) é possível colocar a sua estratégia em ação de forma simples e abrangente. Estabelecer metas considerando sempre o modelo SMART (Simples, Mensurável, Atingível, Responsabilizável e Temporal) e utilizar metodologia 5W2H (What, Who, When, Where, Why, How, How Much – o que, quem, quando, onde, porque, como e quanto) para desdobramento dos objetivos e metas em planos de ação bem claros e transparentes para toda a organização.

5- Como sabemos se chegamos? Monitoramento de KPIs e retroalimentação

Tão importante quanto o planejamento das ações é o monitoramento dos KPIs (Key Performance Indicator), que são indicadores de performance, ou seja, as métricas estabelecidas para que os resultados sejam alcançados. O monitoramento dos KPIs deve ser periódico através de reuniões de feedback estratégico e com isso acontece a validação das metas estabelecidas, assim como da estratégia pretendida através do duplo PDCA da gestão.

A cultura do planejamento estratégico e suas ferramentas é fundamental para o sucesso do seu negócio.

André Vidmar - Cofundador da holding Instagrupo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar