Brasil,

7 passos para fazer sua empresa crescer de maneira sustentável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Planejamento financeiro e capital para expansão estão entre as recomendações da BizCapital

O número de pequenos negócios no Brasil está crescendo cada vez mais. Segundo uma pesquisa GEM/Sebrae, o país tem cerca de 20 milhões de empreendimentos. Desse total, quase 70% são representados por micro e pequenas empresas. Mas, apesar do grande número de empreendedores, nem todos sabem o que fazer para crescer de forma sustentável e alcançar o sucesso com maturidade. Antes mesmo da crise provocada pela pandemia, dados do IBGE revelaram que mais de 70% das empresas fundadas no país fecham as portas em menos de dez anos de atividade.

"Quando expandir? E como? Parecem perguntas simples, mas boa parte dos empresários fica sem saber o que pensar quando chega esse momento de reflexão. Dentro de um plano de expansão, o empreendedor pode considerar a abertura de novas filiais, o aumento de ofertas de produtos e serviços, a adoção de novos canais de vendas ou recursos tecnológicos, por exemplo. Mas, para tornar o modelo de negócios mais rentável e evitar atropelos, é preciso se planejar", comenta Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, fintech de soluções financeiras para micro e pequenas empresas.

Para ajudar os pequenos empreendedores, Rocha listou sete passos de como criar um plano de expansão de negócios:

1. Conheça totalmente o seu negócio

É fundamental que o empreendedor conheça todos os números, processos, resultados e particularidades que fazem parte da gestão do seu negócio. Ele precisa entender o fluxo de caixa da empresa, custos fixos e variáveis da operação, planejamento financeiro e orçamentário, margem de lucro e investimentos. Afinal, quando se conhece profundamente o negócio, a jornada para novos horizontes se torna muito mais rápida e simples.

2. Saiba onde você quer chegar

Antes de expandir, o empreendedor precisa saber onde ele quer chegar. Assim, será possível traçar o objetivo e os detalhes do caminho a ser percorrido. Vamos supor que o plano de expansão inclui a abertura de uma nova filial. Se o empreendedor conhece o seu objetivo, entende que a ampliação da estrutura vai demandar, por exemplo, na procura por um imóvel para alugar, a contratação de funcionários e investimento em marketing para atrair clientes.

3. Elabore um bom planejamento financeiro

Toda expansão demanda gastos extras. Por isso, diante de tantas frentes que geram novos custos, é muito importante que todos os passos do empreendedor sejam fundamentados em um bom planejamento orçamentário e financeiro. Assim, será possível crescer de maneira sustentável sem grandes surpresas pelo caminho.

4. Entenda como a economia afeta a sua empresa

O empreendedor precisa entender como o mercado e a economia brasileira podem impactar o seu negócio. Inflação, IPCA, IPP e IGP-M são apenas alguns dos indicadores que afetam, desde o custo das matérias-primas até o lucro final na venda de um produto ou serviço. Por isso, acompanhar estes índices ajudarão a antecipar ou postergar eventuais ajustes na cadeia produtiva, garantindo que o impacto sobre o negócio seja o menor possível.

5. Automatize tarefas

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o dia a dia e, com os pequenos negócios, não seria diferente. A automatização de tarefas pode ser estratégica para diminuir os erros e retrabalhos, aumentar a agilidade de processos e entregas e baratear o custo de produção, além de gerar uma grande economia de tempo.

6. Invista em marketing digital

Entender como se aproximar, comunicar e chegar no seu cliente através de novos canais digitais é um tema que cada vez mais os micro e pequenos empreendedores devem estar atentos. Portanto, antes e durante a expansão do negócio, lembre-se de montar a sua estratégia de marketing, investir na presença digital e trabalhar as suas redes sociais. No final das contas, são eles que fazem a diferença nos resultados da sua empresa.

7. Tenha o capital necessário para expandir

Para crescer, é preciso muito planejamento, um plano de expansão bem estruturado e capital para fazer todos os investimentos necessários. Na falta de dinheiro para colocar o plano de expansão em prática, o empréstimo PJ pode ser uma boa alternativa para o empreendedor. Hoje em dia, com a chegada das fintechs, o processo para solicitar crédito é feito totalmente pelo computador ou celular, de maneira simples, rápida e segura.

"O empréstimo empresarial não deve ser visto apenas como um instrumento para sanar dívidas e prejuízos, mas, sim, como um meio de garantir que o próximo plano de ação da empresa seja colocado em prática. Quando bem planejado, o crédito PJ pode ser o ingrediente que faltava para o negócio alcançar o tão sonhado sucesso", finaliza Rocha.

Sobre a BizCapital

A BizCapital é uma fintech brasileira que nasceu em 2016, oferecendo crédito para pequenas empresas. O diferencial da empresa é a rapidez no processo, as respostas ágeis e uma experiência capaz de equilibrar o melhor da tecnologia e do ser humano. O resultado disso é um maior acesso a soluções financeiras para que o empreendedor brasileiro possa evoluir e impactar positivamente a economia do país. Em 2020, a BizCapital deixou de ser monoproduto e, além do BizCred (empréstimo PJ), lançou a BizConta (conta PJ 100% digital).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar