Social Selling: saiba o que é e como esse mecanismo valioso tem revolucionado as vendas online no varejo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  JB Press House

Denis Shirazi, CEO e Founder da 20DASH Denis Shirazi, CEO e Founder da 20DASH

No Brasil, mais de 134 milhões de pessoas usam ativamente as redes sociais hoje, o que levou o país ocupar o segundo lugar no ranking que analisa a média de permanência dos usuários na internet, sendo que os brasileiros passam, atualmente, uma média de 10 horas e 08 minutos conectados (praticamente em empate técnico com Colômbia e África do Sul, em terceiro e quarto lugar, respectivamente), segundo dados do Digital Global Overview Report 2021, elaborado pela Hootsuite e We Are Social. Sem dúvidas, a pandemia teve grande influência nas muitas horas gastas em redes sociais, já que esse se tornou o principal meio para se relacionar e consumir, fazendo com que o social selling se tornasse uma das principais estratégias de venda dessa década, como aponta a 20DASH, empresa focada em soluções digitais para grandes empresas.

"Estamos em uma era digital, na qual os aplicativos e inteligência artificial são uma realidade diária. Mas sempre devemos ter em mente que há pessoas do outro lado da tela e para conseguirmos uma conexão mutuamente favorável precisamos ter um relacionamento duradouro e saudável com todos os stakeholders e, por isso, o social selling tem se mostrado uma estratégia vencedora", comenta Denis Shirazi, CEO e Founder da 20DASH.

Mas, o que é o Social Selling?

O social selling, ou venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. As redes sociais, além de um espaço para criar relações de interação entre marcas e público, possibilitam prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles com o objetivo de gerar vendas. Assim, o foco passa a ser a criação de relacionamento e a conquista de confiança entre as empresas e clientes, ao invés de apenas focar nas vendas pontuais.

Mais do que um ambiente comercial, as redes são canais de relacionamento que auxiliam as marcas a obterem a maior velocidade, escala e eficiência possível. LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram são plataformas que já contam com espaços específicos para vendas online, como: Instagram Shopping, Facebook Marketplace, entre outras, que podem ser integradas a estratégias de social selling.

Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) — organização que reúne as maiores empresas do setor —, o segmento de vendas diretas cresceu e se fortaleceu em 2020. A prova disso é que até o mês de outubro houve um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2019.

Ainda de acordo com a organização, esta estratégia marca a transformação de todo o processo da venda direta. Ou seja, a divulgação, escolha e compra do produto, para a forma online, por meio de uma rede de relacionamento via redes sociais, que se conclui com a entrega do produto na casa do cliente, sem a necessidade de encontro físico; o que impulsionou as vendas durante a pandemia, na qual o contágio entre as pessoas representa um risco.

"Com tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual, conseguimos inovar com recursos que os times de vendas podem explorar durante a transmissão para engajar os clientes em potencial. Os filtros são um bom exemplo, com eles podemos atrair os usuários com quizzes, ofertas especiais e alertas de descontos de última hora, baseado em seus interesses pessoais. O que nos permite alcançar o consumidor de forma mais assertiva e interativa", explica Shirazi.

A revolução das vendas online no varejo e as Shoppables Lives

Como um dos principais recursos do social selling, as shoppable lives, também conhecidas como live commerce ou shop streaming, têm ganhado destaque por transformar as transmissões ao vivo em uma ferramenta fundamental para manter e fortalecer as vendas do varejo. Esse novo formato se utiliza das lives, que se popularizaram com a pandemia para aproximar o consumidor da marca de maneira prática, gerando oportunidade de interação e relacionamento, por não mostrar os produtos apenas, mas também ao oferecer doses de entretenimento e informação.

Na outra ponta, essa se tornou uma poderosa ferramenta para ajudar a direcionar os vendedores que precisaram se adaptar para vender nesses novos formatos. Os recursos de social selling ajudam as empresas a padronizar o discurso e o formato para a venda online, de forma humanizada e ágil.

"Esses novos formatos têm funcionado pois unem uma prática já exercida pelos usuários às suas necessidades. Outro fator que deve ser levado em consideração é a busca por inovar, pois atualmente as empresas entendem que oferecer os melhores produtos e serviços não é o suficiente, eles devem ser acompanhados por informações relevantes e um entretenimento de qualidade, pois só assim será possível conversar com o cliente e reter a audiência desejada", conta o CEO e Founder da 20DASH, Denis Shirazi.