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Planejamento estratégico: quatro passos de como criar para sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
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Filipe Colombo, autor da obra "Gestão Profissional na Prática" e CEO da Anjo Tintas, uma das maiores indústrias do setor no país, revela dicas essenciais para fazer a empresa crescer

Se existe uma maneira de se preparar a empresa para o futuro é pensar estrategicamente. Essa deve ser uma das principais características de um CEO. O futuro é incerto, principalmente hoje, com mudanças cada vez mais rápidas e no país instável em que vivemos. Justamente por isso, planejamento é essencial. Tentar tornar esse futuro mais claro, viável e mais a favor do negócio não é apenas inteligente, mas indispensável.

Traçando um planejamento você consegue definir ações mais assertivas. Além disso, identifica e antecipa possíveis riscos na tomada de decisão.

Veja abaixo 4 passos de como fazer seu planejamento estratégico, de acordo com Filipe Colombo, autor do livro "Gestão Estratégica na Prática" e CEO da Anjo Tintas:

1º PASSO: ONDE SUA EMPRESA ESTÁ HOJE?

Comece seu planejamento coletando informações sobre sua empresa. Descubra seu posicionamento no mercado, identifique as principais dificuldades e os pontos fortes (em que a empresa manda bem?). Você pode fazer isso conversando com clientes, colaboradores e usuários de seu produto ou serviço, assim como coletando dados do mercado em que atua. Quanto mais informações conseguir captar, mais subsídios terá para a tomada de decisões.

É nesse momento também que se faz a definição ou validação de missão (razão pela qual a empresa existe), visão (onde a empresa deseja chegar no longo prazo) e valores (princípios ou mandamentos da cultura da empresa e dos quais não se abre mão). Essa definição é importante para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo, bem como respeite a cultura da organização.

Minha dica aqui é de que os valores sejam declarações curtas, fáceis de gravar, que reflitam, principalmente, a realidade cultural da empresa e impactem de maneira positiva todos os envolvidos.

2º PASSO: PLANO DE AÇÃO

Para definir seu plano de ação, primeiro você terá que fazer um estudo aprofundado da sua empresa, determinando seus pontos fortes e fracos e as metas que quer atingir com base nas informações que coletou no passo

Vamos começar identificando as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças
da empresa. Para fazer isso, use a ferramenta chamada Matriz SWOT.

Na primeira linha, escreva as letras "S" e "W", coloque os pontos fortes (Strengths) e os pontos fracos (Weaknesses) da organização. Essa linha diz respeito aos fatores internos da empresa, ou seja, tudo o que influencia internamente, de maneira direta, o dia a dia de trabalho.

Já na linha de baixo, escreva as letras "O" e "T", coloque as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats), mas agora olhando os fatores externos, ou seja, olhando diretamente o mercado em que atua. Com base nas informações que você colocou em cada letra, ou seja, em cada espaço do quadro, defina as metas, priorizando as mais importantes. Não tenha pressa. Essa análise deve ser feita com bastante atenção, a fim de ter certeza de quais metas devem vir à frente.

A meta é o objetivo que você deseja alcançar, com planejamento e prazo para ser cumprida. Por isso, é preciso atenção ao criá-las, pois elas precisam ser reais. Para ajudar nessa tarefa, um bom caminho é aplicar a consagrada metodologia SMART, baseada em cinco fatores: S (specific, ou específico); M (measurable, ou mensurável); A (achievable, ou alcançável); R (relevant, ou relevante); T (time-based, ou temporal). Essa é uma forma eficiente de criação de metas e funciona como um checklist, no qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos
para atingir o resultado esperado.

3º PASSO: DIVULGUE O PLANO DE AÇÃO

De nada adianta fazer um planejamento estratégico e não informar a equipe sobre onde você pretende chegar. Informe todo o time sobre as ações e os projetos pensados para atingir o objetivo de longo prazo. Pode ser por meio de uma reunião de alinhamento ou, dependendo do porte da empresa, por vídeos divulgados na intranet, por informativos no mural da empresa ou até mesmo por mensagem de WhatsApp.

O que importa é que o planejamento estratégico seja desdobrado por toda a equipe, por isso são essenciais a boa comunicação e o alinhamento não só de gestores e diretores, mas de toda a organização.

4º PASSO: ACOMPANHAMENTO

Com essas informações em mãos, coloque uma pessoa para ser a responsável por cada projeto. O CEO deverá cobrar dos colaboradores responsáveis o andamento desses projetos e o atingimento das metas estabelecidas. Esse acompanhamento é necessário para identificar falhas ou desvios e tomar ações corretivas antes de um possível prejuízo.

Sobre Filipe Colombo: Com mais de dezessete anos de experiência em gestão, Filipe Colombo atua desde 2013 como CEO da Anjo Tintas. Formado em Administração com ênfase em Marketing, Filipe ocupou, aos 27 anos, o cargo máximo da empresa. É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas nos EUA, na China e nos Emirados Árabes. Durante quatro anos, passou por todos os setores da empresa em que hoje é CEO. Desde carga e descarga, estoque, recursos humanos, departamentos financeiro e comercial, Filipe sempre esteve presente na organização fundada por seu pai, Beto Colombo, em 1986, e atualmente uma das principais indústrias do setor no país. O autor possui experiência em desenvolvimento de estratégias de sucesso para B2B (Business to business) e B2C (Business to consumer), que fizeram a empresa crescer 685% nos últimos cinco anos, transformando a Anjo Tintas em uma das principais indústrias brasileiras de tintas via estratégias comerciais, melhoria de eficiência produtiva e redução de custos. Além disso, planejamento estratégico, reestruturação, marketing, inovação, governança corporativa, liderança de equipes de alta performance e conselho administrativo também compõem a trajetória do CEO. Apaixonado por esportes, Filipe é triatleta amador nas horas vagas.


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