Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que o pós-pandemia reserva aos profissionais de tecnologia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Fábio Freire, CEO da FindUP

Em mais de 400 dias depois que o Brasil e o mundo começaram o enfretamento contra a pandemia de Covid-19, as relações entre as empresas e a sociedade de modo geral com a tecnologia passaram por mudanças abruptas que, até então, eram ideias praticamente platônicas. Com o mercado de tecnologia ganhando um destaque cada vez maior e deixando de ser um mero auxílio para as companhias mas, sim, o braço direito para tornar o fluxo de trabalho mais assertivo e estratégico em um contexto pandêmico, é natural que surjam dúvidas sobre como o segmento se comportará quando a realidade "voltar aos eixos".

Diante de um setor que tem crescido exponencialmente, a ordem da vez para um futuro de curto e médio prazo é a especialização. As necessidades estão mudando e se readequando a todo instante e, com isso, manter uma mão de obra qualificada para atender as demandas tem sido um desafio constante. Estimativas mostram que até o ano de 2024, o segmento terá mais de 300 mil vagas em aberto e, de acordo com o levantamento Cenário Econômico Pós-Vacina, mais da metade das empresas passarão a investir mais no setor de TI daqui para frente.

Muito mais do que implementar ferramentas para trazer mais agilidade, as lideranças contam com os profissionais de TI e áreas correlatas para tornar seu modelo de negócios mais estratégico e que se evidencie ante a concorrência. Com isso, profissões como Desenvolvedor de Softwares, Arquitetos de Sistemas, Analistas de Dados, bem como o desenvolvimento de habilidades interpessoais (as soft skills), têm ganhado destaque no meio e ditarão o rumo da economia e do mercado daqui para frente.

Com a aceleração do processo de digitalização das empresas, tendências como mais investimento em segurança de dados, uso de plataformas integradas, serviços em nuvem e o impulsionamento de ferramentas de Machine Learning e Internet das Coisas também passam a ficar em evidência, trazendo uma forte sinergia entre os ambientes on e off-line, dando um gás para a chegada da 5ª Revolução Industrial.

Os assuntos tecnologia e humanização têm sido a bola da vez, mas isso não significa que devam ser divergentes. A pandemia, apesar de todos os males, colocou sob os holofotes que é possível, sim, integrar ambos e transformar positivamente a sociedade como um todo. Com isso, mais do que nunca os profissionais da área de tecnologia devem estar atentos às mudanças de comportamento para ditar novas tendências e se especializarem constantemente para serem figuras importantes e bem preparadas para o crescimento da sociedade quando o pós-pandemia chegar.

*Fábio Freire é CEO e fundador da FindUP. Formado em Administração, o executivo sempre atuou com tecnologia e em 2008 resolveu se aventurar em seu negócio próprio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar