Brasil,

Unimed Fesp e Docway implementam modelo de telemedicina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sucesso do serviço de telemedicina para consultas relacionadas à Covid-19 pode se tornar o princípio de um Pronto Atendimento Digital Universal na Unimed

Com mais de 38 mil teletriagens ao longo dos últimos nove meses de 2020, o site – que abriu espaço para fazer o primeiro acolhimento e tirar dúvidas de beneficiários da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp) sobre a Covid-19 – foi um sucesso. A iniciativa, fruto da parceria entre a VitALL (Hub de inovação da Fesp) e Docway, auxiliou beneficiários com esclarecimentos sobre a doença, condução e acompanhamento via telefone e vídeo, emergências e urgências, orientações sobre preparo para exames, monitoramento de casos suspeitos e encaminhamento para a rede credenciada.

O projeto surgiu em março do ano passado, quando a Docway foi uma das quatro startups selecionadas entre os mais de 200 projetos inscritos, para a iniciativa da Conexão VitALL na categoria Telemedicina. O que seria um trabalho de apenas quatro meses, se tornou uma necessidade, considerando o contexto no qual a telemedicina era validada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) apenas para a orientação e teve autorização excepcional com a PL com força de Lei, editada pela Deputada Adriana Ventura (NOVO) aprovada e sancionada pela presidência para o uso da telemedicina para o período de pandemia.

“Criamos o site Unimed contra o Coronavírus. Havia uma importante demanda, não só pela orientação aos nossos beneficiários, mas também pela utilização da teleassistência, que se tornou um recurso imprescindível, especialmente em um momento com diminuição da mobilidade, devido à pandemia”, diz Dr. Otto Cezar Barbosa, diretor Superintendente da Unimed Fesp.

“Estávamos em aceleração convencional de quatro meses e, com todo o cenário preocupante de pandemia, nos vimos desenvolvendo um projeto muito maior. No começo da aceleração, as ideias estavam muito ligadas à inovação em telemedicina. De repente, houve um pedido para uma série de demandas urgentes. Em três dias, o site foi ao ar e atingiu milhões de pessoas, fazendo com que a Unimed Fesp e as Unimeds Singulares que aderiram ao projeto tivessem um serviço remoto da noite para o dia, à frente de muitos planos de saúde”, comenta Fábio Tiepolo, CEO da Docway.

O Diretor Superintendente da Unimed Fesp destaca que a iniciativa conseguiu superar as barreiras do Estado de São Paulo, pois tratou-se de um case voltado a ajudar a população de forma ampla, inclusive em locais nos quais o pico da pandemia foi muito agressivo. “O site foi muito usado até em Belém. Isso é gratificante, pois o alcance do trabalho extrapolou nossa área de ação como Federação Estadual e gerou resultados positivos em outras regiões, evitando que muitas pessoas se deslocassem para hospitais em busca de atendimento”, diz. Em um momento que até a equipe de médicos cooperados precisou focar nos pacientes que realmente precisam de atendimento presencial nos pronto atendimentos dos hospitais.

Apenas o começo

“A telemedicina funcionou para a Covid-19 e funciona para muitos outros casos de saúde de baixa complexidade. Esse recurso tornou-se um importante canal para evitar autodiagnóstico, automedicação, além de evidenciar ao paciente a real necessidade de ir ao hospital, quando necessário. Somos a maior cooperativa médica do mundo e este trabalho deixa clara nossa capacidade de estabelecer parcerias voltadas à promoção da saúde”, afirma Otto. Com esse raciocínio, a Unimed Fesp abre portas para a criação de um Pronto Atendimento Digital Universal.

Por se tratar de uma cooperativa, a iniciativa do site e de uma teletriagem universal precisa ter alguns cuidados para atender particularidades do Sistema Unimed – as cooperativas têm regras e gestões particulares, que precisam ser alinhadas à iniciativa. “Tivemos que nos movimentar para termos protocolos diferentes para cada uma dessas unidades, atendendo suas necessidades específicas”, complementa Fábio, CEO da Docway. “Percebemos a Docway como nossa aliada na educação e informação em saúde. A equipe consegue, à distância, dar orientações e facilitar o processo de indicação de rede prestadora e médicos aos pacientes, em sintonia com a linha de cuidado das Unimeds”, explica o Diretor Superintendente da Unimed Fesp.

Hoje, todos os cuidados com os pacientes com sintomas de Covid-19 recebem o cuidado e a aplicação do protocolo vigente daquela Singular. Mas também pode ser assistido diante de outras situações clínicas de saúde, ou seja, o paciente é atendido com um olhar completo que quer melhorar a sua qualidade de vida. Como opções de encaminhamento, o médico recebe a orientação de cada Singular e pode identificar quais as opções que atendem o paciente diante do seu quadro de saúde.

“A nossa preocupação é construir um projeto que faça sentido e que atenda a expectativa de todos os envolvidos. O sistema Unimed é único e, como tal, merece o cuidado de uma implementação específica com o passo a passo e compartilhamento de dados analíticos de gestão”, revela Fábio. Dessa forma, a equipe tem certeza de entregar um atendimento com alto nível de qualidade e satisfação entre os pacientes e clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar