Brasil,

QUIVER : Estratégia de corretora de seguros utilizando análise SWOT

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito de imagens: freepik.com (Divulgação) Crédito de imagens: freepik.com (Divulgação)

Você já precisou tomar uma decisão difícil, como abrir ou não uma nova filial, comercializar um novo produto, contratar funcionários ou fechar novas parcerias?

Geralmente essas decisões precisam ser tomadas depois de um minucioso planejamento e para ajudar nessa difícil tarefa, felizmente, existem métodos de apoio. Um deles é a análise SWOT.

O que é a análise SWOT e quais são os benefícios para a corretora?

A análise SWOT (também conhecida como FOFA), foi criada entre as décadas de 60 e 70 na Universidade de Stanford, sendo muito utilizada para o planejamento estratégico de empresas, porém, é facilmente adaptada a qualquer tomada de decisão profissional ou pessoal.

Ela possibilita a criação de um diagnóstico real da organização através de uma análise interna de forças e fraquezas, em conjunto com uma análise externa, de oportunidades e ameaças.


Crédito de imagens: freepik.com (Divulgação)

Ambiente interno

Aqui é analisado o que está ao alcance da empresa. São pontos positivos que devem ser mantidos e/ou aprimorados e fraquezas que favorecem a concorrência. Veja um exemplo de cenário.

  • Forças: Comprometimento e criatividade

Nas forças, a corretora identifica que a equipe é unida, comprometida com os objetivos e tem ideias inovadoras. É possível fortalecer ainda mais esse ponto positivo dando a oportunidade para que sua equipe sugira novas ideias, recompensando cada sugestão aprovada.

  • Fraquezas: Finanças

Uma pequena corretora não possui o controle financeiro, mistura os gastos pessoais e profissionais, o caixa está sempre com furo. Se isso acontece, é necessário separar o que é gasto pessoal e o que é gasto da empresa.

A melhor forma para resolver isso é utilizar um sistema de gestão. Nada melhor que uma boa saúde financeira para tomar decisões importantes sem que tragam prejuízos significativos à organização.

Ambiente externo

No ambiente externo você analisa as situações que estão fora do controle da corretora mas que, mesmo assim, a empresa precisa estar preparada para enfrentar e se manter competitiva no mercado.

  • Oportunidades: Cenário econômico

A economia está favorável, os consumidores estão voltando a adquirir cada vez mais bens de consumo. Pode ser o momento de partir com tudo para o corpo a corpo com os clientes, fazer parcerias, abrir uma filial e contratar funcionários.

  • Ameaças: Concorrência

Há um concorrente muito forte se destacando no ramo. Como se destacar diante dele? Por que os clientes o procuram? Quais os benefícios ele oferece? É possível partir para o benchmarking e se inspirar nas estratégias da concorrência. Assim, a ameaça se transforma em uma oportunidade.

A análise SWOT fará com que suas decisões sejam mais assertivas e sua corretora de seguros se destaque neste meio cada vez mais inovador e desafiador. Agora, realize a análise da sua corretora!

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar