Brasil,

Corretor de seguros, você está com medo do que vem por aí?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luís Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Foi um grande conselho o que ouvi certa vez, dado a um jovem: "Faça sempre o que tiver medo de fazer". Ralph Waldo Emerson

O que é medo?

"As definições dos dicionários indicam que a palavra medo significa uma espécie de perturbação diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo, que pode ser real ou não. Pode-se entender ainda o medo enquanto um estado de apreensão, de atenção, esperando que algo ruim vá acontecer".
https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/medo.htm#:~:text=As%20defini%C3%A7%C3%B5es%20dos%20dicion%C3%A1rios%20indicam,que%20algo%20ruim%20v%C3%A1%20acontecer.

Esta sensação de perigo não é um caso fortuito, mas pede o cumprimento de uma obrigação. E Ralph W. Emerson tem razão quando estamos vivenciando mudanças profissionais. Porque sempre combinamos o lado mais cômodo de tudo o que estamos fazemos na vida, mas o porém disso tudo é a estagnação na vida. O certo é que não fomos preparados minimamente para a mudança, tanto seguradores como corretores sempre postergaram o conhecimento e a prática de uma necessidade extemporânea, de fazer. E a dança das cadeiras no governo, que sempre prima por uma atitude corporativista e de guarda-chuvas, até mesmo paternalista, desta vez envergonharia o próprio mercado de seguros, se pudesse voltar boa parte do que se fez. Entretanto, mensagem plantada ou não, o baile está ai para dançar, mas e a coragem de se fazer o que se deveria?

Mas o foco do temor de alguns está direcionado erroneamente. Algumas diretrizes dão conta de que o grande vilão do mercado é exatamente a demonstração do que ganhamos, esquecendo-se que o maior vilão da corretagem em nossos dias é o despreparo para se seguir adiante, uma verdadeira falta de alfabetização de conteúdo, provocada pelo falsa teoria educacional de preparação para o seguro neste país. Emergindo por aí, também, o analfabetismo funcional que provoca esse medo que as pessoas de nossa profissão estão sentindo, tremendo e morrendo. As vertentes deveriam ser o preparo e a disposição para se colocar esse sentimento a favor de nossas premissas.

Vou falar pra você o que o medo deveria te mostrar. Dezenas de empresas sofisticadas na internet. Oportunidades em Marketplace, um oceano azul - mas para os outros, uma verdadeira onda digital de venda em escala, uma abertura sem volta do mercado de seguros e diminuição de custo de seguro. Sim, uma verdadeira corrida contra o tempo que você não tem, porque estamos vivendo como os primatas. E a realização de tudo isso envolve outras coisas que nós não estamos dispostos a abrir mão nunca. Ah, se víssemos o passado, ainda neste parágrafo, quando nossa maior reivindicação era uma simples carteira de identidade profissional e estávamos todos felizes. Ah, quando adentramos aos eventos profissionais para rirmos em festas e comermos ao som da boa Bossa Nova, sem aprendizagem funcional. Tudo isso tinha um custo. Enquanto nós não buscamos a escalada de nossa atividade, poucos e brilhantes homens e mulheres deixavam sua marca na massificação. Enquanto nós brigávamos por fulano ou cicrano, em uma verdadeira e meretriz condição de subordinamento, sentávamos nas praias dos dias de semana para brindarmos a vida. E o resultado está aí, as despensas das nossas atividades vazias.

Escrevo neste canal há mais de 20 anos e não me lembro de não ter antecipado o que viria por aí. E, por isso, por ser um livre pensador, sem procurar láureas para o que eu sou, tenho recebido em alguns momentos aplausos e em outros as críticas normais de cada pensamento, mas tudo o que aconteceu já estava à caminho de nossa função. Quando eu verdadeiramente lutei, por exemplo de muitos, para que o custo da apólice de seguro estivesse em uma rubrica anterior ao prêmio líquido, via certos comentários " de técnicos no assunto" me informando que isso jamais seria possível, e hoje o custo de apólice está onde eu disse que deveria estar, simples assim.

A Susep hoje não está nas mãos da nossa atividade, e eu ouso dizer que bem pouco esteve sob nossos domínios. Mais, porque se esteve nas mãos da nossa indústria, não soube o que fazer nesta cadeira, sob meandros da boa execução e do preparo das normativas. Eu ouso dizer que a única vez em que a nossa indústria esteve em nossas mãos está simplesmente conjugada no agora. Hoje, o governo faz os ajustes necessários ao crescimento em escala do setor. No presente, sem amarras, está abrindo condições para o nosso mercado e atividades de corretagem. Porque nós precisamos estar adaptados e bem educados profissionalmente. E quem resistir , continuará existindo, mesmo com o medo crescente quanto ao futuro.

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar