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SAP está atenta a evolução do mercado de seguros e aponta soluções que ajudarão o setor em 2021

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A SAP continuará em 2021 com foco na oferta de soluções e ferramentas tecnológicas que ajudem o mercado de seguros a crescer e ampliar seus negócios, oferecendo um atendimento ainda mais qualificado e ágil para os clientes. A empresa também aposta firmemente na inovação para que esse avanço se dê em bases sólidas.

Nesse cenário, se destaca a rápida e segura adequação do setor aos dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma vez que a utilização de dados dos clientes é um dos pilares do mercado de seguros, pois permite a análise do risco, a oferta da cobertura mais adequada para cada necessidade do segurado e, por fim, a precificação do produto.

A lei traz novos desafios para o setor, particularmente para o corretor de seguros que, em linhas gerais, é quem tem acesso direto e cuida dos dados de seus clientes, o que exige a utilização de ferramentas que possam ajudar esses profissionais a cumprir a LGPD sem riscos de serem alvos de ações judiciais e punições.

Para atender a essa necessidade, a SAP disponibiliza o SAP Privacy Suite, que cobre todos os aspectos da LGPD, ofertada como nuvem (SaaS), que se conecta a soluções e pode ser contratada e implementada nos seguintes módulos: SAP Customer Data Cloud, SAP Data Mapping and Protection by BigID e SAP Privacy Governance. “Todos oferecem oportunidades de quick wins, e podem ser adotados de forma faseada.

Por exemplo, o SAP Data Mapping and Protection by BigID permite a descoberta e o correlacionamento de dados de identificação pessoal. Numa primeira fase seria possível realizar o scan de 5 ou 10 repositórios, na fase seguinte outros 10 e assim por diante”, explica João Paulo Fortes, executivo do Centro de Excelência SAP América Latina.

A solução proposta, além de atender plenamente a LGPD, pode endereçar outras demandas internas como, por exemplo, a visão omnichannel de clientes; a governança de outras normas ou regulamentações da indústria; a proteção de dados e as aplicações de forma mais ampla, protegendo a organização contra ameaças de ataque cibernético, acesso a informações confidenciais e informações estratégicas.

EXPERIÊNCIA.

Outra solução já disponível no mercado é o SAP Qualtrics, plataforma que oferece as ferramentas ideais para a gestão de experiências. Segundo o Executivo da SAP, Luis Amaral, trata-se de uma plataforma baseada em um sistema de ação capaz de unificar os dados operacionais (O-Data) das empresas, com os dados de experiência (X-Data).

“O objetivo é garantir que os clientes fiquem satisfeitos em cada ponto de contato; impulsionar a retenção e o envolvimento de seus colaboradores; construir produtos que as pessoas absolutamente se encantem; e garantir que sua marca ressoe em cada ponto de contato”, explica Amaral.Ele acrescenta que, no caso específico do setor de seguros, algumas corporações globais líderes do setor viram o sucesso aumentar exponencialmente porque se concentraram em quatro áreas principais de experiência: cliente, funcionário, produto e marca.

“Essas corporações estão sendo capazes de encontrar insights em toda a organização – de RH à marketing e desenvolvimento de produtos – para projetar experiências que agreguem valor aos resultados financeiros e valor de longo prazo para seus acionistas”, acrescenta.

OPEN BANKING: A SAP também está apta a incorporar suas tecnologias nas seguradoras visando a ampliar não somente a criação de novos produtos e cobrança por meios instantâneos, como o PIX, ou ofertar soluções para a avaliação da experiência do cliente conectada ou não ao commerce da instituição.Esse processo é de extrema relevância no contexto do open banking, que abre novas possibilidades para as seguradoras avaliarem a precificação e aceitação de riscos baseados em informações bancárias, desde que haja autorização para este fim.

Segundo o responsável por soluções SAP no Brasil para as Seguradoras, Eduardo Brunetti, as seguradoras poderão também responder aos parceiros de negócio – corretores, prestadores de serviço, redes credenciadas, etc. – com maior efetividade nas negociações comerciais.Ele acentua que o movimento para gerar novos modelos de seguros coloca o cliente no centro das soluções, ofertando não somente coberturas específicas, mas também serviços de apoio para bem estar do segurado e minimização dos riscos.

“Desta forma tanto os seguros populares como também os microsseguros podem ter alavancados sua implementação, desde que alguns custos diretos sejam retirados neste modelo de negócio”, comenta. PIX A SAP acompanha ainda o processo de implantação do PIX, novo sistema de pagamento que vai favorecer o mercado, reduzindo custos administrativos e ajudando a incrementar as vendas de seguros de ticket mais barato, especialmente para a parcela da população que ainda não está bancarizada.Na visão do vice-presidente de Serviços Financeiros e Seguros da SAP, Nestor Caratti, há quatro prováveis impactos do Pix no mercado de seguros.

Os dois primeiros deverão ser a maior flexibilidade para os pagamentos e a redução das despesas administrativas das seguradoras, “abrindo novas possibilidades”.Haverá ainda a maior oferta de produtos diferenciados, promovendo a inserção de novos participantes no mercado.

“O custo muito barato pode viabilizar o microsseguro e facilitar o acesso de mais pessoas”, observa o executivo.O quarto impacto é o aumento da “lealdade” dos corretores de seguros e prestadores de serviços, diante da simplificação e maior agilidade para os pagamentos, incluindo de sinistros, das operações e da redução de custos.Contudo, para o executivo da SAP, será preciso ter cuidado para o mercado não “burocratizar o processo de aceitação do risco”.


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