Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Qual a lógica do Prazo Curto no endosso de seguro?

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Nenhuma!

Alguns assuntos precisam ser analisados. No seguro há o endosso seguindo as regras do prazo curto. Isto acontece quando o consumidor de seguros cancela a apólice unilateralmente.

Quando há o aditamento na troca do bem segurado, por exemplo, pro rata temporis. A expressão latina tem o significado de medição proporcional do tempo.

Mas, no Brasil, o consumidor que cancela a apólice sofre as consequências deste ato, sendo punido pelas Condições Gerais e Regramento do seguro. Resultado: Prejuízo financeiro para o lado contratual mais indefeso.

A punição não leva em conta o motivo do cancelamento. Aliás, desde que seja cancelado pelo segurado, não há outra coisa a dizer senão que o consumidor será punido por essa decisão.

Infelizmente, esse tipo de punição se sobressai ao direito do consumidor ser tratado justamente. Por qualquer motivo que envolva seu cancelamento, em redundância; e as vezes porque a própria seguradora não aceita o bem aditado, toda a relação contratual é quebrada em desfavor do consumidor de seguros.

Estranha-me o fato do silêncio quanto as perdas dos consumidores. E o resultado é o prejuízo do segurado, porque a funesta Tabela de punição do consumidor de seguros é sempre usada em desfavor do termo in dubio pro consumidor.

Trata-se de uma vulnerabilidade do amparo ao consumidor. A Lei 8.798/97, reconhece isso. O CDC dá clara mostra que não acoberta tais desmandos, costumeiros e seculares.

Mas quem deveria tratar disso? Entendo que a sociedade precisa de uma ação governamental que gerencie e fiscalize os princípios sólidos do CDC. Entretanto, cada corretor de seguros do Brasil e cada securitário deveriam observar que devemos nos encaixar na ordem e na lei que rege uma conduta contratual. Ademais, a adaptação deve ser necessária a premissa do âmago do consumo: O senhor consumidor de seguros.

Armando Luis Francisco
Jornalista e Corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo