Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A Decisão do STF na ADI 2591/DF e as ações da Susep na indústria do seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ARMANDO LUIS FRANCISCO
  • Comentarios (1)
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

ARMANDO LUIS FRANCISCO ARMANDO LUIS FRANCISCO

Depois de se arrastar por algum tempo, no ano 2006, o STF decidiu e esclareceu em sua ementa referente à Ação Direta de Inconstitucionalidade 2591/DF, que solicitava a inconstitucionalidade de um parágrafo do Código de Defesa do Consumidor, em desfavor da CONSIF. Em suma, naquela época, as instituições financeiras queriam diferenciar as relações de consumo no que diz respeito à natureza bancária e securitária.

Agora, 14 anos depois, a Susep segue a trilha de fazer reinar o Código de Defesa do Consumidor na indústria do seguro. Primeiro, estabelecendo as relações de consumo. Depois, aplicando os mesmos dispositivos dessa ordem jurídica e , por último, retirando dos mercados supervisionados o registro das reclamações direcionadas ao órgão regulador da indústria do seguro.

Diante disto, findou uma resistência que se aplicava diretamente à decisão dos ministros na importante ADI 2591/DF. De fato, apenas no seguro ainda estava embutida a indolência contra o CDC. A razão demonstrada até o momento interferia no curso da união destes dois entes, que precisavam se estabelecer diante de uma relação de consumo inapropriada.

A partir de agora, retirando da Susep um peso enorme de mediação de conflitos de relação e aliviando o pessoal com a quantidade de processos que eram vinculados a sua atuação não suficientes à demanda, remete o consumidor e suas reclamações diretamente à Secretaria Nacional de Direito do Consumidor.

Porém, ainda há um hiato para transição, pois a Agência Nacional da Indústria de Seguros manterá um monitoramento dos registros feitos na plataforma do governo, a fim de educar e demonstrar que os seus olhos se mantêm firmes nesta indústria.

Legalmente, portanto, a autarquia cumpre a decisão de 2006, com todas as ações executadas no mercado de seguros. Ademais, enxuga de seu trabalho a morosidade com a qual estabelecia relações com todos os entes. Preparando o Brasil para uma nova disposição securitária.

ARMANDO LUIS FRANCISCO
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Comentários  

0 #1 Elisangela 08-01-2021 12:00
Confuso o texto, não evidencia qual a mudança, quem fez a mudança. A sugestão é que seja feito um novo texto esclarecendo.
Citar | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo