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Como manter o cliente engajado para as compras de fim de ano e para 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Oliveira
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Dieggo Armando Vieira Thomaz Dieggo Armando Vieira Thomaz

Segundo especialistas, conquistar e fidelizar os consumidores para além da data de descontos é um desafio que pode ser solucionado com o Data Mapping

As vendas da Black Friday de 2020 passaram de 5,1 bilhões – valor 31% maior do que no mesmo período do ano passado –, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. De acordo com o estudo, foram realizadas 7,6 milhões de compras online na data, número 24,7% acima do registrado em 2019. Passada a famosa data de descontos, as empresas podem aproveitar a exposição conquistada para manter os clientes engajados para as compras de final do ano, como o Natal, e outras datas sazonais.

“Essa migração para o online cria novos pontos de contato e identificação entre marca e clientes. Para aproveitá-los, é preciso planejamento estratégico, considerando o comportamento do público-alvo, e buscando formas de se conectar com ele durante toda a jornada de compra. O segredo está em entender e entregar a experiência desejada”, afirma Sérgio Hneda, Head de Estratégias Digitais LATAM na GhFly, empresa especializada em marketing digital com foco em performance.

Para o especialista, o movimento das compras online não é passageiro, mas sim uma tendência que se acentuou com a pandemia e deve continuar em uma crescente. “Estudo do Google revelou que 43% dos brasileiros ainda preferem fazer suas compras online e que 80% dos consumidores estão procurando meios de fazer compras sem contato físico. Isso traz inúmeras oportunidades para o e-commerce”, destaca.

Pesquisas da gigante de tecnologia ainda mostram que 18% das pessoas costumam iniciar uma jornada com uma nova marca durante a Black Friday, enquanto outros 78% voltam a comprar em uma mesma loja depois de fazer uma primeira compra durante a data de descontos. “A ideia é que as marcas garantam o retorno efetivo dessa fatia com estratégias inteligentes, que garantam a entrega de uma experiência de excelência aos clientes. O investimento promoções, a construção de uma base de dados assertiva, além da tecnologia e processo claros são imprescindíveis para que as empresas mantenham o cliente no radar”, diz Hneda.

Inteligência de dados

Para Dieggo Armando Vieira Thomaz, gerente de CRM na GhFly, manter esse engajamento após a Black Friday só é possível com uma boa estratégia de dados. “Inteligência de dados é tudo e as empresas precisam ter uma base rica e acurada, que possua diversas informações do cliente. Assim, é viável compilar e agregar os dados para conseguir analisar de forma assertiva e tirar aprendizados”, explica.

Thomaz destaca o Data Mapping, que consiste no mapeamento de toda oportunidade de captura e armazenagem de dados do cliente. “São três grandes grupos de dados. O cadastral é o mais básico e fácil de obter, como o e-mail, por exemplo. Já os transacionais são todos aqueles referentes as transações e compras que o cliente tem com a marca, que permitem saber a última compra (período e produtos), se compra abaixo ou acima do ticket médio, entre outros pontos e, com isso, é possível fazer segmentações. Já os comportamentais, auxiliam a entender as preferências dos consumidores, fornecendo as ferramentas necessárias para uma abordagem personalizada”, complementa.

Para ser efetivo, todo o Data Mapping deve caminhar em conjunto com a tecnologia, que é fundamental para armazenar, atualizar e capturar o dado, além de respeitar questões como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem atuação em áreas que trabalham diretamente com um alto volume de dados, como é o caso do marketing de performance. “A LGPD torna mais claros os limites das agências para atuar com as informações obtidas, seja do próprio cliente ou de terceiros, por isso é preciso investir em um planejamento mais estratégico e responsável”, orienta Thomaz

Sobre a GhFly Network

Criada em 2019, a GhFly Network é a holding que engloba as marcas GhFly e a Adyante, empresas consideradas referência em marketing digital com foco em performance. Fundada em 2010, a GhFly possui expertise em gerar crescimento de vendas e ampliar a presença digital dos clientes que fazem parte de seu portfólio. Já a Adyante possui expertise no atendimento a pequenos negócios e empresas com menor maturidade digital. As duas empresas contam com uma equipe multidisciplinar que está em constante aprimoramento. Isso garante a excelência nas entregas, da performance ao criativo. Com escritórios em Curitiba e São Paulo, a holding segue em expansão para outros países da América Latina, como Colômbia, Centro América e Chile.


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