Brasil,

Os 6 passos para evitar ataques cibernéticos no setor varejsta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Treinar funcionários, realizar processos de pagamentos seguros e testes de estresse no sistema estão entre as principais iniciativas que as empresas devem adotar para se proteger de ataques de hackers

Novembro, mês da Black Friday, é o período mais crítico para as e-commerces. O grande volume de acessos aos sites e de transações financeiras dos clientes se tornam um atrativo para os hackers.

Neste mês, que também é marcado pelo lançamento do Pix, a nova modalidade de pagamento instantâneo lançada pelo Banco Central, exige ainda mais cuidado, principalmente por parte dos clientes que usarão esta modalidade para efetuar os pagamentos de suas compras.

Para auxiliar as empresas no planejamento e preparação contra ataques cibernéticos, a consultoria de risco e corretora de seguros Marsh detalha seis passos estratégicos que devem ser colocados em prática. Estas estratégias foram compiladas a partir de um estudo da Oliver Wyman, empresa do grupo Marsh & McLennan, intitulado "Ataques cibernéticos: o risco crescente para o varejo".

• Treine funcionários e verifique suas atividades

• Adote processos de pagamento seguros

• Examine a preparação de cibersegurança dos fornecedores

• Teste de estresse no sistema

• Reexamine possíveis interrupções no serviço e riscos de ataques de negação de serviços

• Estruture capacidades de resposta rápida de incidente

Detalhamento dos 6 passos para segurança cibernética no varejo:

• Treine seus funcionários e verifique suas atividades

Os funcionários são o ativo mais importante para uma empresa; no entanto, eles também podem ser a maior responsabilidade no contexto da segurança cibernética. As empresas devem realizar treinamentos de segurança cibernética para educar seus trabalhadores sobre a importância de usar redes privadas virtuais (VPNs) ao trabalhar remotamente, como identificar golpes de phishing, usar proteção de senha forte, habilitar a proteção de firewall entre outros fatores para atingir a resiliência cibernética.

• Abrace processos de pagamento seguros

Os varejistas devem adotar a tendência de pagamento de carteira digital já que esse é considerado um dos métodos mais seguros. Os pagamentos móveis que utilizam tokens permitem que os cartões de crédito sejam processados ​​sem expor os detalhes reais da conta, os dados são guardados por criptografia e o uso é autorizado por meio de reconhecimento biométrico digital ou facial.

• Examine a preparação de cibersegurança dos fornecedores

Ataques cibernéticos a fornecedores têm o potencial de comprometer ou paralisar temporariamente uma empresa. Para construir um regime de segurança cibernética abrangente e infalível, as companhias devem examinar proativamente os recursos de segurança cibernética de seus fornecedores e manter um plano atualizado sobre como evitar violações de segurança.

Além disso, a entrada da LGPD trouxe as empresas a responsabilidade solidária frente a vazamento de dados de indivíduos. Varejistas precisam se atentar e gerenciar essa cadeia que pode trazer além de impactos regulatórios, danos a sua reputação.

• Teste de estresse no sistema

Para testar a força de sua segurança cibernética, as empresas devem tentar avaliar regularmente seus próprios sistemas ou, melhor ainda, contratar serviços profissionais de Pentest simulando ataques ofensivos. Com isso, podem entender melhor seus próprios pontos fracos de segurança cibernética e instituir medidas de melhoria adequadas antes de ataques reais.

• Reexamine interrupções de serviço

Se um sistema de alto risco passou por uma falha incomum que foi inicialmente atribuída a falhas técnicas, vale a pena verificar novamente: o reexame pode revelar atividades do hacker e sua ligação com dificuldades técnicas anteriormente inexplicadas de uma empresa. As falhas geralmente são sinais de hackers testando os sistemas de defesa cibernética de seus alvos.

Além disso, empresas precisam executar pelo menos anualmente exercícios de DR (Disaster Recovery) para estimar seu tempo de recuperação e estarem melhores preparadas para um eventual incidente.

• Confirme as capacidades de resposta rápida

As organizações estão mais dependentes de tecnologia do que nunca. Por isso, devem entender quais sistemas/aplicativos estão sendo usados e avaliar como isso afeta a posição geral de risco cibernético nos negócios. A avaliação dos recursos de segurança cibernética também inclui a garantia de acesso a recursos externos.

"Com a adoção destas iniciativas, as empresas estarão mais confiantes e seguras para atuar no ambiente digital. É importante que os varejistas reavaliem e renovem seus recursos de segurança cibernética com frequência e implementem as melhores práticas descritas acima", explica Marta Schuh, líder em Cyber da Marsh Brasil.

Sobre a Marsh

A Marsh é líder global em corretagem de seguros e consultoria de riscos. Com mais de 35 mil colegas operando em mais de 130 países, a Marsh aconselha clientes individuais e comerciais com soluções de risco orientadas por dados e serviços de consultoria. Pertence ao grupo Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), uma companhia global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com receita anual de mais de US﹩17 bilhões e cerca de 76 mil colegas em todo o mundo, a MMC ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo através de quatro empresas líderes do mercado. Além de Marsh, também são parte da MMC a Guy Carpenter , a Mercer e a Oliver Wyman . Siga a Marsh no Twitter @MarshGlobal ; LinkedIn ; Facebook ; e YouTube , ou assine o BRINK .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar