Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fusões e aquisições podem beneficiar empresas em meio à crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Ciaramello
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

De acordo com a Mazars, auditoria e consultoria empresarial, outras movimentações importantes são de investidores e companhias internacionais que buscam oportunidades no Brasil

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus alavancou o número de operações de fusões e aquisições (M&A) no Brasil. De acordo com a Mazars, auditoria e consultoria empresarial, as companhias capitalizadas mostraram apetite e buscaram oportunidades para expandir suas operações; já as empresas que não estavam preparadas para este momento passaram a enxergar com bons olhos os processos de venda ou fusão.

Prova desse cenário são alguns anúncios recentes de fusões e aquisições no país, como a fusão entre a Localiza e Unidas, que resultou na liderança no mercado de aluguel de carros. Antes disso, o marketplace da Magalu concretizou a aquisição da startup de delivery AiQFome, com sede em Maringá, no Paraná. Já a Petlove, maior petshop online do Brasil, comprou a Vetus, plataforma de gestão para petshops e clínicas veterinárias.

"Comprar ou vender uma empresa, na maioria das vezes, envolve uma questão de valor, com dificuldades em uma precificação justa, principalmente quando o mercado ainda está em processo de entendimento em razão dos ajustes decorrentes da crise pandêmica", afirma Ricardo Maciel, sócio de M&A e reestruturação financeira da Mazars.

Nota-se que não são apenas os grandes grupos brasileiros que ensaiam movimentações do gênero. "Nas empresas de pequeno e de médio porte, a compra ou a venda de uma empresa navegam por uma série de decisões complexas, envolvendo cenários financeiros, perspectivas de mercado e também elementos subjetivos, como o apego do empresário ao negócio ao qual dedicou tempo e energia. Em muitos casos, é a decisão mais relevante de sua vida empresarial", declara Maciel.

Outro ponto apresentado por Maciel é o momento de potencial saída desta crise sem precedentes. Há uma forte movimentação na busca por alianças, compra de empresas por preços atraentes, realinhamento de negócios, revisão da estrutura financeira - na maioria dos casos, as empresas aumentaram o nível de endividamento - e desenho de uma estratégia com foco emergencial nas questões vinculadas à continuidade das operações com uma adequada saúde financeira. "Tudo isso é feito com foco na próxima fase de crescimento do negócio, sem perder tempo. Acredita-se que esse movimento proporcionará um diferencial para as empresas que buscam crescer rapidamente após a crise pandêmica", finaliza Maciel.

Sobre a Mazars

A Mazars é uma parceria internacionalmente integrada, especializada em Auditoria, Consultoria, Financial Advisory Services, Serviços Tributários e BPO.

Operando em 91 países e territórios ao redor do mundo, contamos com a experiência de 40.400 profissionais - 24.400 na parceria integrada da Mazars e 16.000 pela Mazars North America Alliance - para ajudar os clientes em todas as fases do seu desenvolvimento.

No Brasil, temos mais de 800 colaboradores em nossos seis escritórios (São Paulo, Barueri, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Curitiba), que solucionam questões complexas de maneira inovadora. A busca contínua pela excelência é o que nos move.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar